Juazeiro-BANotíciasPetrolina

Cheia do São Francisco: histórico, um rio, uma ilha e duas cidades

Aumento da vazão faz praticamente desaparecer trecho da Ilha do Rodeadouro que separa a ilha localizada entre Petrolina e JUazeiro/BA.

O Reservatório de Sobradinho atinge, nesta segunda-feira (24), vazão de 4.000 m³/s, maior índice desde 2009. Há algumas semanas, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) vem realizando, gradativamente, o aumento da quantidade de água liberada, chegando, portanto, a essa patamar hoje.

Conforme nota postada no Blog Rede GN, de Juazeiro/BA, a paisagem das cidades tem mudado bastante, principalmente nas comunidades ribeirinhas, cujas atenções se voltaram nessas últimas semanas, em virtude do risco eminente de inundação – algo, que, inclusive, já foi comprovado. Um exemplo disso é o balneário da Ilha do Rodeadouro.

Um dos principais pontos turísticos da região do Vale do São Francisco está coberto de água. Nos espaços onde ficavam montadas as barracas que recebiam municípes e turistas, agora só se vê o topo delas. O volume subiu tanto que o rio que passa do lado de Juazeiro, agora já se encontra com as águas que correm do lado de Petrolina, conforme mostram arquivos recebidos pela RedeGN.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: