Política
Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária tem encontro com superintendente da Codevasf em Petrolina
A Comissão Intersetorial Pró Reforma Agrária – CIRA – integrada por moradores dos assentamentos existentes em Petrolina , entidades da sociedade civil e movimentos sociais da maior cidade da área de cobertura do 3a. Superintendência Regional da Codevasf, no sertão do São Francisco, esteve nesta manhã de quinta, 14, em reunião com o superintendente do órgão, Edilázio Wanderley.
Em pauta o retorno das demandas do grupo e de respostas da Codevasf após visitas feitas pelo próprio superintendente em alguns assentamentos do município. Eles solicitaram também o agendamento de novas visitas da companhia às áreas de assentamentos com vistas a efetivação da pauta de melhorias para essas áreas.
Uma das entidades da comissão é o Conselho Popular de Petrolina, CPP, junto com outras instituições como Incra Petrolina e Fetape. Segundo o coordenador de comunicação do CPP, Rosalvo Antônio, a conversa foi importante diante das demandas existentes nessas comunidade e já conhecidas em parte pelo atual comando da Codevasf.
“A CIRA é resultado das visitas técnicos sociais que realizamos em assentamentos como o Terras da Liberdade, 1° de Maio e Água Viva 1 e 2. Também criamos uma câmara técnica com técnicos da Codevasf e do Incra que vai possibilitar a analise dos projetos e o encaminhamento do que for necessário para viabilizar a reforma agrária na região, principalmente com o acesso à água. É um resultado também do novo governo que é mais próximo as nossas demandas e a nossa luta e o CPP como sempre presente neste reforço” disse Rosalvo
Edilázio Wanderley se comprometeu em avançar na pauta da CIRA e atender as famílias assentadas.
“Vamos dar encaminhando ao que foi conversado nesse primeiro encontro com a comissão para que se tenha acesso aos serviços públicos oferecidos pela Codevasf e Incra, ao que prega o governo federal. Escutando essas pessoas, facilita o encaminhamento e direciona melhor a busca pelas soluções esperadas”, assinalou o superintendente.
Além das entidades já citadas,tambem integram a CIRA o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Astraf e Sintraf Petrolina.
Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste