LulaPolítica

Governo Lula avança para lançar a Política Nacional de Cuidados

Governo Federal avança em articulação para promoção de políticas inovadoras e inclusivas sobre o tema. Programa será um instrumento de transformação do setor.

A situação das trabalhadoras do cuidado, remuneradas ou não, e das pessoas que precisam de cuidados foi tema do seminário “Cuidado como Trabalho, Cuidado como Direito”, realizado pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados. O evento reuniu parlamentares, autoridades internacionais, deputadas federais, lideranças sindicais, cuidadoras não remuneradas e pessoas com demandas por cuidados para discutir o tema.

O seminário realizado na terça-feira (9/4) também teve como objetivo pautar a agenda de parlamentares no trabalho pela responsabilização do Estado pela provisão de cuidados para a população. Para contribuir politicamente e evidenciar os avanços do Governo Federal na temática dos cuidados, a Câmara dos Deputados convidou o Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que foi representado pela secretária nacional de Cuidados e Família, Laís Abramo, e pela diretora da Economia do Cuidado, Luana Pinheiro.

A diretora Luana Pinheiro ressaltou que o governo reconhece a dívida com as mulheres que cuidam e com as pessoas que carecem de cuidados, e está empenhado em assumir sua responsabilidade na provisão do cuidado.

Foto: Agência Gov | Via MDS
divulgação

“Nosso ponto de partida é reconhecer que ele foi tratado até aqui como um tema privado, a ser resolvido por cada família de acordo com as suas capacidades e condições. E o que estamos fazendo nesse momento é colocar o cuidado como um tema de política pública. A reprodução da vida é um problema público, é de responsabilidade de todos nós, das famílias, da comunidade, do mercado e do Estado”, argumentou.

Como seria possível?

Em um país marcado por profundas desigualdades, o trabalho de cuidado permanece majoritariamente invisível, mal remunerado, e recai sobremaneira sobre as mulheres, particularmente as mulheres negras. Lucia Helena Conceição é uma mulher negra, carioca e foi trabalhadora doméstica remunerada por 20 anos numa mesma casa. Convidada para representar a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, ela contou a sua jornada de lutas.

“Quando eu cheguei nessa casa para trabalhar, o sogro da minha patroa queria que ela me mandasse embora porque eu era sindicalista”, lembrou. Lucia Helena, que se envolveu na luta por direitos trabalhistas desde a criação da associação de trabalhadoras domésticas de Volta Redonda (RJ), defendeu que o trabalho de cuidado tem valor e gera lucro, exemplificando seu argumento da seguinte forma:

“Quando eu cheguei, o bebê estava na barriga; quando eu saí, o ‘bebê’ já estava indo para a faculdade. Como seria possível sem alguém que o cuidasse?”

As políticas de cuidado têm um potencial transformador, essa foi a defesa da secretária nacional de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, que destacou como a promoção do cuidado pelo Estado pode reestruturar as dinâmicas econômicas atuais​​, e se transformar num instrumento importante para combater a fome e superar a pobreza. Ela apresentou os dados da Pnad Contínua:

A principal razão para 30% das mulheres não procurarem um emprego são as responsabilidades com o trabalho doméstico e de cuidados não remunerados. Entre as mulheres com filhos de 0 a 3 anos, esse percentual sobe para 62%.

Com mais de 120 propostas de legislação sobre o tema em tramitação, o recém-criado Grupo de Trabalho de Políticas de Cuidado no Congresso Nacional será um parceiro fundamental do Grupo de Trabalho Interministerial de Cuidados, que elabora a Política Nacional de Cuidados, um importante instrumento de transformação das discussões em ações concretas.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: