EleiçõesPolítica

“Nós vamos para o segundo turno”, disse Anderson Ferreira sobre a pré-candidatura de Lara Cavalcanti anunciada nesta quinta pelo PL de Petrolina

Pré-candidata a prefeita, a jornalista Lara Cavalcanti apresentou seu projeto e o apoio 'fechado' do PL estadual a sua postulação no campo das oposições contra o governo Simão Durando, União Brasil, pré-candidato à reeleição.

O Partido Liberal (PL) montou sua tropa para disputar as eleições municipais deste ano em Petrolina, maior colégio eleitoral do sertão e quinto maior de Pernambuco. Com a presença do presidente estadual, o ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes e ex-deputado federal, Anderson Ferreira; dos deputados estaduais, Renato Antunes e Joel da Harpa, lideranças regionais e locais que formarão a chapa de vereadores do PL, foi oficializado o nome da jornalista e comunicadora Lara Cavalcanti para encabeçar a chapa majoritária do PL que comandará a frente de direita-bolsonarista na disputa municipal em Petrolina.

Nossa reportagem questionou justamente ao presidente da legenda em PE como convencer eleitores que estiveram com Bolsonaro, mas que não estiveram, por exemplo, com ele na disputa para governador em 2022 quando Anderson terminou a disputa como o terceiro mais votado e mais de 1 milhão de votos. Será que isso não poderá ocorrer novamente na disputa municipal?

Vale registrar que em Petrolina, o campo bolsonarista se dividiu em 2022  entre Miguel Coelho/Fernando Bezerra Coelho/Simão Durando, o PL de fato, e nomes ligados ao PSDB que elegeu a governadora Raquel Lyra. Simão e o PSDB com o ex-prefeito Julio Lóssio estarão disputando com Lara esse espólio eleitoral.

“O debate eleitoral quando começar vai ficar muito claro o posicionamento que o PL tem. A candidatura da Lara terá muito clara as nossas posições, quem caminha quem não caminha. Eu vi candidato aqui em Petrolina que ninguém sabia se estava no palanque de Lula ou no de Bolsonaro. Em Petrolina, a eleição foi confusa para os eleitores da direita na eleição passada. Eu disputei pelo PL com o 22, mas tinha um ex-prefeito, um ex-lider do governo e que veio muito dinheiro para cá. Eu não pude levar quem era o candidato bolsonarista, tinha pouco tempo de televisão e andando o estado todo. Agora Lara estará andando com toda a nossa equipe, defendendo o eleitora de direita, do bolsonarismo e de Anderson Ferreira”, declarou o dirigente estadual do PL em PE.

Sobre a possibilidade de uma união do PL com o PT numa hipotética aliança de segundo turno, Anderson desconversou e afirmou que o PL estará no segundo turno.

“Essa questão do PL apoiar o PT, mas nós estaremos no segundo turno. A gente já parte com essa convicção, tenho certeza que Lara estará no segundo turno. Então essa pergunta terá que ser feita ao pessoal do PT”, argumentou Anderson Ferreira que não acredita em polarização Lula x Bolsonaro na disputa municipal deste ano.

“Esta é uma eleição mais focada nos problemas locais, a questão do esgoto, se o lixo foi colocado no lugar certo, se o saneamento está funcionando, até porque os dois atores não estarão participando de forma direta”, acrescentou Anderson.

PL diz que vai unido para a disputa em Petrolina

ESTREIA NA DISPUTA MAJORITÁRIA

Para quem inicia na política já disputando uma eleição majoritária, desafios não irão faltar e numa cidade como Petrolina onde políticos tradicionais não medem esforços para manter o poder como o grupo atual, o desafio é ainda maior, mas Lara Cavalcanti não demonstra fraqueza nem falta de convicção da decisão de disputar a campanha majoritária. Ela frisou que como bandeiras, irá mostrar que a “cidade da maquiagem” merece um “bom desmaquilante” para promover uma mudança de fato no modelo de gestão.

“Quando se fala em saúde, se fala em educação, na causa animal, numa das área que fazem parte da minha vida que é a cultura pela herança do meu pai. Na questão da infraestrutura, com a série de problemas que a cidade enfrenta, recai também na saúde e na educação. Eu sou casada com um engenheiro civil e vou ter um time de técnicos para fazer o que precisa ser feito. Me revolta quando a gente tem na Secretaria de Saúde um advogado que caiu de paraquedas e que não sabe nem o que é uma campanha de poliomielite. Então como prefeita caso seja eleita, irei formar uma equipe de técnicos que conheçam suas áreas. Não se pode botar pessoas num governo por favor ou por cabide. Tem que estar no governo por competência; Como boa articuladora que sou, saberei montar uma equipe formada por técnicos que saberão o que estarão fazendo”, expressou a pré-candidata.

Anderson Ferreira frisou que a novidade dessa eleição é Lara. “Petrolina terá uma oportunidade única. Ela não será a candidata da mesmice. Lara terá musculatura para essa disputa e é por isso que digo que estaremos no segundo turno”, complementou o dirigente que não confirmou se a ex-primeira dama Michele Bolsonaro virá para o lançamento da candidatura da pré-candidata Lara Cavalcanti.

COOPTAÇÃO

O grupo do PL está tranquilo quanto ao time permanecer unido e disposto a estar com a candidata do partido até o fim, assegurou Anderson Ferreira.

“Eu não conheço essa prática (de compra de apoios). Nunca convivi com ela com esse modus operandi dessa turma”, alfinetou.. Lara ampliou.

“Quem tem preço não tem valor. Então é melhor não ficar com a gente”.

Sobre falta de investimento da verba pública da Prefeitura para os veículos de comunicação que fazem o papel social de interlocutor junto a sociedade, cobrando as medidas que precisam ser feitas no governo e, que portanto, a verba publicitária da gestão Miguel/Simão passa longe, Lara se posicionou como pré-candidata e como vítima da postura da gestão que comanda a verba pública da publicidade institucional atualmente em Petrolina.

“Isso me incomoda muito como jornalista e sofro isso na pele. As verbas da comunicação da Prefeitura devem ser distribuídas de forma igual. Se tolhi a liberdade de imprensa e com dinheiro. Nunca recebi o gestor no programa e já fiz o convite inúmeras vezes, nem o ex-prefeito nem o atual, foram. Pra mim falta amadurecimento pessoal. Isso não farei”, declarou.

Perguntamos se o presidente Anderson Ferreira se prepara para as eleições majoritárias para o estado 2026 com essas candidaturas do PL em cidades importantes. Além de Petrolina, tem pré-candidatura do PL em Olinda, Ipojuca, Santa Cruz do Capibaribe, entre outras. Ele mais uma vez desconversou e frisou que sua missão agora é fortalecer o partido como já fez se colocando como candidato a governador em 2022.

“Estou fortalecendo o PL, esse é o meu projeto atual. O meu destino a Deus pertence, e ao povo de Pernambuco”, declarou Anderson Ferreira.

Confira o vídeo da Live do anúncio do PL na disputa majoritária em Petrolina no @tribunanordeste no instagram e Tik Tok e na Tribuna Nordeste TV no YouTube logo mais com os cortes da nossa cobertura.

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: