NotíciasPolíticaSaúde

#SuaSaúde: Casos de tontura disparam na pandemia, mas distúrbio tem tratamento

Um estudo conduzido pela Fiocruz Minas e publicado em maio apontou que 50% das pessoas diagnosticadas com Covid-19 apresentaram sintomas pós-infecção. Entre os sintomas mais relatados da chamada “Covid Longa” estão as tonturas. Pesquisas apontam que o coronavírus pode agir no nervo vago, de forma a causar uma disfunção na área, que seria responsável pelos sintomas prolongados da doença.

O otoneurologista Fernando Botelho Júnior, do HOPE, hospital que integra a Rede Vision One, diz que o aumento no número de casos de tontura aumentou bastante devido a fatores como o aumento do stress, sedentarismo, má alimentação e falta de check-ups periódicos de boa parte da população.

A tontura pode ser definida, de acordo com o Comitê de Audição e Equilíbrio da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, como toda e qualquer sensação ilusória de movimento sem que haja movimento real em relação à gravidade.

De acordo com o especialista Fernando Botelho Júnior, é fundamental descobrir a causa do problema. “A tontura é um sintoma que podem ter origem em diversos locais como no labirinto, no sistema nervoso central como o cérebro e cerebelo, doenças cardiovasculares e no sistema osteomuscular, sendo muito importante o estabelecimento do diagnóstico correto”, afirma

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o problema acomete 20 a 30% da população mundial e é uma das três queixas mais prevalentes em consultórios, além de estar entre as dez principais causas de visitas a serviços de emergência.

“A tontura em muitos casos leva a uma perda importante de qualidade de vida, com dificuldade na realização de suas atividades habituais, isolamento social e problemas emocionais que alteram o dia a dia dos pacientes”, argumenta Fernando Botelho Júnior.

TRTAMENTOS

O tratamento da tontura deve ser individualizado e envolve desde o uso de medicações para casos agudos ou crônicos até mudanças na dieta e adoção de hábitos mais saudáveis, como prática regular de exercícios físicos e um bom padrão de sono

A tecnologia é uma grande aliada contra a tontura. O HOPE dispõe de um dos mais modernos equipamentos na área, o vídeo Head impulse teste (vHIT) – equipamento capaz de medir o funcionamento do labirinto (não provoca tontura é rápido, não necessita de preparo prévio e pode ser realizado durante a crise de tontura).

“O principal é uma equipe bem treinada em diagnosticar e tratar os pacientes mas possuímos também o exame otoneurológico, exames audiológicos como audiometria, BERA, otoemissões, além do VHIT e VEMP que juntos nos ajudam bastante”, conclui Fernando Botelho Júnior. (com assessoria de imprensa)

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: