Agricultura FamiliarPernambucoPolítica
Superintendente da Codevasf Petrolina anuncia medidas para o problema dos agricultores do Sistema Itaparica
Desde que a Chesf transferiu oficialmente a gestão do Projeto Sistema Itaparica para a Codevasf Petrolina, em agosto de 2023, os atuais responsáveis buscam soluções para os problemas na região deixados pela gestão anterior.
O superintendente da Codevasf em Petrolina, Edilazio Wanderley, usou suas redes sociais na noite desta terça, 27, para anunciar novidades sobre a situação dos produtores do Sistema Itaparica. Edilazio está em Brasília desde o começo da semana em busca de uma solução definitiva para atender essas famílias que enfrentam o problema de apoio para administrar seus lotes irrigados há muitos anos.
Edilazio esteve na Secretaria-Geral da Presidência da República para discutir soluções em relação ao Projeto Sistema Itaparica, concebido em 1986 pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) e entregue, com problemas, à 3° SR da Codevasf em Pernambuco.
“Vocês que nos acompanham já sabem que é um tema que ao longo do tempo, na superintendência da Codevasf em Pernambuco. Estamos buscando trazer soluções e apresentar resolutividade para os problemas que são de um contexto histórico”, pontuou Edilazio.
O sistema Itaparica existe desde 1986. Uma solução é aguardada pelos produtores que estiveram protestando no mês passado, interrompendo até o envio da água pelos canais da transposição do rio São Francisco..
“A esperança de que as famílias reassentadas possam viver melhor com dignidade. Ter acesso àquilo que foi comprometido pela Chesf no ano de 1986 em decorrência da ocupação da hidrelétrica Luiz Gonzaga”, comentou Edilazio Wanderley, em vídeo no seu perfil no Instagram.
A transferência da gestão do Sistema Itaparica foi parte de um processo de reorganização das responsabilidades na região com a Codevasf assumindo o papel de conduzir o projeto, especialmente no que se refere ao desenvolvimento agrícola e à melhoria das condições de vida das comunidades reassentadas.
“Tivemos esta reunião hoje para que possamos, juntamente com representantes de toda área de Itaparica tanto de Pernambuco como da Bahia, buscar soluções que sejam definitivas para que a gente não continue vivendo momentos de críticas e dificuldades como os que a gente tem passado por falta de orçamento. É dessa maneira que a gente vai avançando.”, finalizou o superintendente Edilazio Wanderley.
Veja na íntegra a fala do superintendente em abaixo:
Texto: Éder de Sá (Estagiário)
Edição e revisão: Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste