PolíticaTRIBUNNA Rural

15ª SR da Codevasf em PE investe na cadeia produtiva da Bovinocultura Leiteira

TRIBUNA AGRO NE – A 15ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), com sede em Recife (PE), está mobilizando recursos do Orçamento Geral da União (OGU) para investimentos em atividades e cadeias produtivas estratégicas para o desenvolvimento dos 112 municípios pernambucanos situados nas bacias hidrográficas de sua área de atuação.

Uma delas é a cadeia produtiva da Bovinocultura Leiteira de Pernambuco, que neste ano deve receber R$ 1,4 milhão investimentos da Companhia para garantir a sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural da atividade.

Os recursos estão sendo aplicados na aquisição e repasse de 300 ordenhadeiras mecânicas que devem promover o acesso de produtores familiares à tecnologia para mecanização da produção. Com os investimentos, a Codevasf aposta no fortalecer da capacidade produtiva, que trará aumento da eficiência da produção e a redução dos custos.

Segundo o superintendente regional da Codevasf em Recife (PE), Giustavo Melo, a modernização do processo produtivo da bovinocultura pernambucana tem como estratégia fomentar o desenvolvimento territorial e melhorar a qualidade de vida da população dos municípios atendidos.

“Além de melhorar a eficiência do processo, a produção fica mais adequada às exigências sanitárias. Isso agrega valor ao produto e traz resultados positivos na renda das famílias”, destaca o superintendente regional.

A ordenhadeira mecânica permitirá a retirado do leite de maneira rápida e segura. Assim, o trabalho dos produtores será aperfeiçoado, pois o processo ocorre em horários estabelecidos, trazendo maior facilidade de operação e evitando o estresse do animal.

Desde a implantação da 15ª Superintendência Regional da Codevasf no segundo semestre de 2023, a Companhia vem ampliando as ações de apoio às organizações de produtores em sua área de atuação, por meio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (APL), com a estruturação de importantes atividades e cadeias produtivas com foco na agricultura familiar, a exemplo da fruticultura, horticultura, apicultura, ovinocaprinocultura, bovinocultura, aquicultura, pesca, economia criativa, entre outras.

BOVINICULTURA LEITEIRA

A bovinocultura leiteira no Brasil é uma atividade de importância significativa para a economia nacional com cerca de 34,6 bilhões de litros/ano produzidos. Sua relevância está associada à estratégia de fixação das populações, especialmente jovens, nas áreas rurais do país, atuando para diminuir o desemprego e para promover a inclusão produtiva.

Pernambuco ocupa hoje a 2ª posição em produção de leite no Nordeste e fechou o ano de 2022 com aumento de 16,5% no valor da produção em produtos de origem animal, segundo dados da Pesquisa da Pecuária Municipal 2022 do IBGE. Isso representa um montante de R$ 2,3 bilhões.

A alta da produção foi puxada pelo leite, com 1,17 bilhão de litros produzidos, o maior volume já registrado em Pernambuco. O produto detém 60,64% de todo o valor apurado com produtos de origem animal no estado. Os municípios que se destacaram na atividade estão localizados no Agreste e no Sertão.

Alguns fatores contribuem para a boa dinâmica da pecuária leiteira no estado, como a cultura e o conhecimento da atividade leiteira por parte da população, a presença da palma forrageira na alimentação do rebanho, o consumo crescente do produto e seus derivados com o crescimento do mercado consumidor e a boa sanidade do rebanho pernambucano. (com assessoria de comunicação)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: