Bastidor (Cinara Marques)Política

8 de janeiro nas telas: documentários abordam os atentados golpistas em Brasília

Produções audiovisuais dissecam os atos e reúnem depoimentos sobre a invasão das sedes dos Três Poderes

Passado um ano dos atos golpistas em Brasília, o Brasil voltou a relembrar o dia 8 de janeiro de 2023. As cenas da multidão verde e amarela invadindo e vandalizando os prédios dos Três Poderes tomou conta do noticiário e das redes sociais. Agora, as imagens dos ataques foram reunidas em documentários que retratam a tentativa de golpe de Estado sob diferentes perspectivas.

Confira a lista com 6 produções audiovisuais que dissecam os atos e reúnem depoimentos sobre o dia que ficou marcado na história da democracia brasileira.

“Minidoc 8 de Janeiro”, da Agência Lupa

O minidocumentário produzido pela agência de checagem Lupa aborda os atos antidemocráticos pela visão de quem estava do lado de dentro. O filme traz uma entrevista com uma das pessoas presas em decorrência do atentado. A produção também analisa o papel da desinformação e dos discursos de ódio nos ataques.

Onde assistir: no YouTube

“Domingo no Golpe”, de Giselle Beiguelman e Lucas Bambozzi

O documentário Domingo no Golpe retrata o 8/1 a partir das captações de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal. A produção, dirigida pela pesquisadora Giselle Beiguelman e pelo cineasta Lucas Bambozzi, propõe colocar o espectador como jogador dentro de um videogame que explora a circulação dos golpistas pelos edifícios.

Na primeira semana de janeiro, foi divulgada uma prévia de nove minutos do documentário, que deve ser lançado integralmente em março, mês que marca os 60 anos do golpe militar.

Onde assistir: no site do Museu da Democracia

“8 de Janeiro: o Dia que Abalou o Brasil”, da BBC News Brasil

No documentário produzido pela BBC News Brasil, a repórter Camilla Veras Mota e o videojornalista Giovanni Bello exploram detalhes do que aconteceu em Brasília no começo de 2023 por meio de conversas com testemunhas dos ataques. Com a ajuda de especialistas, os jornalistas reúnem elementos que possibilitaram que os ataques acontecessem.

Onde assistir: no YouTube

“8/1 – A Democracia Resiste”, de Julia Duailibi e Rafael Norton

Produzido pela GloboNews8/1 – A Democracia Resiste traz imagens e depoimentos sobre os bastidores das negociações dos atos golpistas nas sedes dos Três Poderes. Com direção dos jornalistas Julia Duailibi e Rafael Norton, o documentário traz entrevistas com várias autoridades políticas, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

Onde assistir: na Globoplay, disponível somente para assinantes da plataforma de streaming

“Anatomia de um Ataque Golpista”, da Folha de S.Paulo

Parte de uma série de reportagens publicadas pelo jornal Folha de S.Paulo, o documentário Anatomia de um Ataque Golpista traz memórias do presidente Lula e histórias inéditas da reação do Executivo, Legislativo e Judiciário. O filme entrevista ainda personagens como os ministros José Múcio Monteiro, Flávio Dino e Alexandre Padilha, o ministro do STF Gilmar Mendes, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues.

Onde assistir: no YouTube

“Ato 18 – O Golpe Contra Lula”, da Fórum Filmes

Dividida em três episódios, a série documental Ato 18 – O Golpe Contra Lula discorre sobre as ameaças golpistas do dia 8 de janeiro e faz um registro histórico da ação. Produzido pela Fórum Filmes, com direção do jornalista Luiz Carlos Azenha, a produção já disponibilizou dois episódios, com o terceiro previsto para ser lançado em breve.

Onde assistir: no YouTube

 

Com Blog  Matinal Jornalismo

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: