Política

Administrada pelo petista João Bosco Lacerda, Granito confirma segundo lugar no ranking de cidades pacificadas do MPPE

Nova lista foi divulgada na terça, 22, com outras cidades sertanejas entre as cinco mais bem colocadas quando o assunto é a cultura da paz, atestada pelo levantamento do MPPE.

A cidade de Granito, no Sertão do Araripe pernambucano, ficou em segundo lugar no ranking do Projeto Cidades Pacíficas do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A nova lista foi anunciada na terça-feira, 22, com outras cidades sertanejas entre as cinco mais bem classificadas no levantamento quando o assunto é a cultura da paz.

Granito é administrada pelo prefeito João Bosco Lacerda, do PT, que conhece bem a cidade que comanda. Esta já é a quinta passagem de João Bosco no comando dos destinos de Granito.

CERTIFICAÇÃO

Segundo os dados compilados até maio deste ano, a cidade com o mais alto índice de pacificação no Estado, correspondendo à adoção de medidas concretas para redução da violência em âmbito municipal, é Quixaba. Ela é seguida de Granito, em segundo lugar; Santa Filomena em terceiro; Cachoeirinha em quarto; Cabrobó, em quinto. O Ranking de Pacificação pode ser acompanhado pelo cidadão acessando o painel compartilhado aqui: https://bit.ly/3zPhDsj.

“O papel do município é vital na promoção da segurança pública. Na esfera estadual, contamos com o Pacto pela Vida, que tem foco maior na repressão, com as ações das polícias, cabendo aos municípios a colaboração nesse processo por meio da adoção de medidas preventivas. O MPPE entende essa importância dos gestores municipais no processo de construção da cultura de paz”, disse o procurador geral de justiça de Pernambuco, Paulo Augusto Freitas.

Quatro cidades já foram certificadas pelo projeto: Lagoa Grande, Escada, Caruaru e Gravatá. Essas duas últimas com certificação destaque por terem inovado no combate à violência e criminalidade. A certificação atesta a realização de ações efetivas, por parte do Governo Municipal, na prevenção à criminalidade e gera, além das conquistas para a população, a possibilidade de obter recursos públicos e privados para investimentos na qualidade de vida dos cidadãos.

Com o Cidade Pacífica, as cidades se comprometem em apresentar medidas distribuídas em eixos temáticos: Guarda municipal pacificadora; Segurança nos estabelecimentos comerciais/bancários; Esporte pacificador/Cultura/Lazer; Mesa municipal de segurança; Proteção integrada pacificando escolas; Empresas solidárias; Transporte pacificador; Iluminação pacificadora; Pacificando Bares e similares (operação Bar Seguro); e Juntos pela segurança na saúde / Covid-19, dentre outras.

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: