Agricultura FamiliarAgronegócioPolítica

Anfiteatro da Univasf superlotado e proposta de uma Codevasf de volta para todos, destaques da solenidade de posse do superintendente do órgão, Edilázio Wanderley

Presidido pelo ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, o ato reuniu políticos de várias bandeiras, prefeitos, lideranças sociais e de povos orginários e funcionários da empresa federal considerada uma das mais estratégicas para a execução de obras e promoção do desenvolvimento regional.

Foi longa, mas simbólica e bastante prestigiada. A solenidade de posse de Edilázio Wanderley Filho, novo superintendente da Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), 3ª SR de Petrolina, ocorrida nesta quinta-feira, 24, reuniu políticos de várias bandeiras, prefeitos, lideranças sociais e de povos originários no sertão e agreste de Pernambuco, e funcionários da empresa federal considerada uma das mais estratégicas para a execução de obras e promoção do desenvolvimento regional na estrutura do governo federal.

Presidida pelo ministro Waldez Góes, da Integração e Desenvolvimento Regional, que ressaltou a importância da Codevasf para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu projeto de reconstrução do Brasil.

“Antes de lançar o PAC 3, o presidente já determinou a recuperação da EB3 da Transposição que estava parada. Foi um trabalho hercúlio nos primeiros seis meses, mas o resultado já aparece. Eu não tenho dúvida que agora com o PAC lançado, só aqui em Pernambuco, as obras integram 9 eixos totalizando R$ 990 milhões. É fazer as obras e recuperar o que não foi feito e o que precisa ser recuperado.  Estamos devolvendo para o povo brasileiro aquilo que se estava retirando”, disse Waldez, frisando também que Lula transformou o programa Água para Todos num dos eixos do PAC 3.

“O próprio Lula ligou para a bancada, solicitando a revitalização das bacias e o subeixo do Água para Todos chamado de Água para quem mais Precisa e também projetos ligados á irrigação para a produção de alimentos, garantindo renda para a agricultura familiar, aprimorando neste novo momento também a nossa organização social por meio do cooperativismo e do associativismo. Estou então feliz porque além do Edilázio, temos outros superintendentes presentes aqui com o presidente junto. Edilázio vocês conhecem, engajado com os movimentos, bem a cara do presidente Lula. Me emprestem a mesma confiança que não irei decepcionar. Viva a Pernambuco, sucesso Edilázio”, registrou o ministro.

A fala do presdiente da Codevasf, Marcelo Andrade, foi rápida, mas bastante objetiva, sobre o propósito da nova visão da Codevasf a partir da retomada do crescimento do país com o presidente Lula no comando.

“Essa é uma insituição muito forte que vem crescendo ao longo dos seus 49 anos. Aqui se exporta toda a manga produzida no Brasil, na Bahia temos o maior produtor de banana, tudo nos perímetros da Codevasf. Abastece outros países e leva alimentos para a nossa população. Respondendo as criticias da mecanização para o pequeno agriculturar, vale registrar que a mecanização com a entrega desses equipamentos como um trator de 75 cavalos que leva cerca de 2 horas para arar um hectare, uma família de cinco a sete pessoas, demora no mínimo sete dias para o mesmo serviço, um tempo que essa família pode aproveitar para estudar e aproveitar para outras atividades. Buscamos com essa mecanização agrícola, além de trabalhar com saneamento e implantação de banheiros rurais, um problema que existe ainda no Nordeste. Edilázio com sua juventude, vai chegar junto com Gustavo, na Região Metropolitana do Recife, com sua motivação, sua vontade, para ajudar a melhorar sim. Contarmos com você e todos os superintendentes para a melhor aplicação dos recursos públicoa do governo federal”, discurou Marcelo.

Edilázio iniciou já dizendo que o coração estaria falando mais alto no momento solene do que a razão e era “com imensa satisfação que estava ali assumindo uma das principais missões em sua atuação na vida púlblica”.

“É por isso que o lema desse atual governo do presidente Lula é união e reconstrução para a gente recordar que o povo unido tem força. A presença popular neste evento aqui hoje, demonstra isso, assim como a presença neste dispositivo de políticos das mais diversas patentes, de movimentos sociais, que demonstra essa unidade para reconstruir e dar valor aqui o que a gente quase perdeu por completo. Nosso trabalho será para atender todos e chegar a todas as regiões do estado. Vamos colocar a visão de gerar desenvolviumento com integração e cada dia que passo dentro da Codevaf, a gente confirma a importância enorme para o desenvolvimento do nosso país, aliando desenvolvimento econômico com o desenvolvimento social. Contem com nosso empenho neste trabalho para a revitalização dos perímetros da região de Itaparica para que essa região que muito já sofre para fazer um polo de desenvolvimento econômico. Isso é possível com nosso maquinário. Ministro,  aqui o senhor pode ter certeza que tem um pernambucano para continuar fazendo grandes serviços. Pernambuco nunca faltou ao país. Os desafios podem ser grandes, mas não serão maiores que nosso compromisso para esse projeto de reconstrução de país.”

Edilázio também demonstrou gratidão pelo empenho dos politicos que se uniram para que ele pudesse estar assumindo mais esse desafio em sua vida dedicada à causa pública.

“Eu gostaria de agradecer a todos que se somaram nesta jornada até chegar aqui. Esses companheiros e companheiras empenhados para fortalecer o trabalho nesta superintendência em prol do avanço de Pernambuco. As muitas pessoas que externaram esse apoio, queria muito saber o nome de cada um, porque o nosso coração estar com vocês neste momento. Aos amigos e a minha família como meu pai, minha esposa Cris que mesmo quando a caminhada é dura, esteve ao meu lado para o aprendizado de cada situação, e ao meu filho por quem trabalho todos os dias para que o amanhã seja mehor do que hoje. E quero me dirigir aos homens e mulheres que compõem a Codevasf, parceiros que se dedicam a realizar fielmente  aos projetos da companhia em todas as áreas que nós atuamos. Contem com mais um soldado para que possamos fazer nossa parte na construção de um país mais justo e igualitário”, acrescentou o superintendente.

Na solenidade ainda falaram o prfeito de Petrolina, Simão Durando, anfitrião do ato; a prefeita Márcia Conrado, de Serra Talhada e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) em nome dos prefeitos presentes; o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Cãmara, ex-governador de Pernambuco  que foi bastente aplaudido no evento; o superintendente da Sudene, Danilo Cabral; o senador Humberto Costa, PT, e o deputado federal Carlos Veras, do PT que quebrou o protocolo.

Ele dividiu seu tempo de fala com os outros parlamentares presentes: deputados federais Luciano Bivar, União  Brasil; Fernando Monteiro, PP; Pastor Eurico, Republicanos e Túlio Gadelha, da Rede.

O deputado federal Lucas Ramos, PSB, não esteve presente porque estava cuidando de uma das filhas, informou a nossa reportagem seu assessor político, Sargento Quirino.

O presidente da Contag, Aristides Santos e o produtor Francisco Gonçalves (Chiquinho do Muquém), também discursaram em nome dos movimentos sociais e entidades presentes ; e dos produtores da agricultura irrigada de Petrolina e região.

Representantos presentes também de órgãos e entidades como o Incra, tendo o diretor-presidente Edilson Silva, do MST Regional na pessoa dos dirigentes Florisvaldo Araújo e Reginaldo Martins;  da Fetape com a presidente Maria Cícera; dos sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR), com Maria Joelma e Francisco Pascoal, presidente e diretor financeiro; e do Sintraf, Sindicato da agricultura familiar, na pessoa da presidente Isália Damascena. Dos partidos como PT de Juazeiro/BA e do Psol de Petrolina, da base aliada do presidente Lula.

Ainda na solenidade, os ex-prefeitos Odacy Amorim, PT, primeiro suplente de deputado estadual; e Julio Lóssio; o suplente de deputado, Julio Lóssio Filho, do Solidariedade, e as deputadas estaduais Rosa Amorim, PT, e Gleide Ângelo, PSB, e o deputado estadual José Patriota, PSB.

Vereadores de Petrolina e de vários municípios do sertão e agreste, dirigentes de entidades como a OAB Petrolina e do HU Univasf e da Univasf, foram prestigiar o momento de posse solene de Edilázio Wanderley na Codevasf Petrolina. O reitor Télio Leita esteve representado pela vice-reitora, professora Lúcia Marysi.

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: