Cultura e TurismoEntretenimentoPolítica

Apresentações do espetáculo “Processo Medusa” são retomadas pela Cia Biruta de Teatro para a próxima quinta-feira

Interrompida em 2020, devido à pandemia da covid-19, a temporada retorna ao Cineteatro da Praça CEU das Águas, em Petrolina, para mais quatro apresentações

No mês em que se intensificam as discussões em torno das lutas da mulher na sociedade, a Cia Biruta de Teatro retoma a temporada do espetáculo ‘Processo Medusa’, interrompida em 2020, devido à pandemia da covid-19. As apresentações acontecem de 24 a 27 de março, quinta e sexta-feira, às 16h, e sábado e domingo, às 19h, no Cineteatro CEU das Águas, no bairro Rio Corrente, em Petrolina. A entrada é gratuita e as sessões contarão com intérprete de libras.

‘Processo Medusa’ é um experimento cênico que utiliza a revisão do mito da Medusa para abordar o enfrentamento à cultura do estupro e a luta feminista, através de discussões sobre corpo, mulher e democracia. Chamado de processo, pelo seu caráter de pesquisa, o texto do espetáculo é resultado de uma construção coletiva do Núcleo Biruta de Teatro, um grupo de jovens atores, com foco na experimentação cênica, criado e orientado pela Cia Biruta.

“A dramaturgia faz uma visita ao mito de Medusa e Atena, trazendo essas duas representações antagônicas de mulher para a atualidade. Assim, a partir das contribuições do grupo, buscamos trazer à tona uma reflexão sobre a simbologia da mulher que transformava quem a olhava em pedra, traçando uma relação com a cultura do estupro e a luta das mulheres, em contraponto a essa violência”, conta Cristiane Crispim, que é co-fundadora da Cia Biruta e uma das atrizes de ‘Processo Medusa’.

A atriz e coordenadora do projeto, Camila Rodrigues, pontua, ainda, o papel social desempenhado pelo espetáculo, que visa não apenas possibilitar o acesso da população da periferia a uma programação cultural, mas contribuir com o aprofundamento das discussões acerca das lutas femininas. “Acreditamos que o projeto contribui para enriquecer o debate acerca do corpo-mulher-democracia e possibilitar uma aproximação das mulheres que sofrem algum tipo de agressão, fortalecendo suas vozes e denunciando essa grave, e normatizada, violação de direitos humanos”.

O espetáculo, aprovado no Edital Geral 2017/2018 do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA, conta com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco e o apoio da Prefeitura Municipal de Petrolina e da Ordem dos Advogados do Brasil (Petrolina).

Serviço

Quando: 24 a 27 de março

Horários: Quinta e Sexta – 16h | Sábado e domingo – 19h

Local: Cineteatro da Praça CEU das Águas | Rua do Tamarindo, s/n, bairro Rio Corrente (próximo à igreja católica)

Entrada: Gratuita

Faixa etária: 12 anos

Acessibilidade: Intérprete de Libras

Realização: Cia Biruta de Teatro

FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral: Camila Rodrigues

Produção Executiva: Cristiane Crispim

Direção Artística: Antonio Veronaldo

Orientação: Antonio Veronaldo, Cristiane Crispim, Juliene Moura

Dramaturgia: Coletiva

Elenco: Amanda Martins, Ana Paula Ribeiro, Camila Rodrigues, Cintia Naara, Cristiane Crispim, Érika Suylla, Santiago, Juliano Varela, Joana Crispim, Juliene Moura, Laiane Amorim, Leticia Rodrigues, Luisa Crispim, Val Nunes e Yasmin Rabelo

Figurino: Leticia Rodrigues

Criação de Iluminação: Fernando Pereira

Execução de Iluminação: Antonio Veronaldo e Paulo Henrique

Apoio Técnico e Execução de Sonoplastia: Fernanda Victória

Arte Gráfica: Fernando Pereira | Abajur Soluções

Social Media: Letícia Rodrigues

Assessoria de Imprensa: Eneida Trindade

Apoio Cultural: Prefeitura de Petrolina e OAB Petrolina

Incentivo: Governo do Estado de Pernambuco – Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura – FUNCULTURA

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: