Bastidor (Cinara Marques)Colunas

Areia Branca, o bairro que ‘nunca dorme’, precisa ‘acordar’

BASTIDOR por Cinara Marques

Formado por uma população de cerca de 9 mil habitantes, segundo o censo do IBGE de 2010, o bairro de Areia Branca, localizado na região leste e cerca de 5 minutos do centro, em Petrolina/PE, maior cidade do sertão pernambucano, sempre foi conhecido por todos os cantos da cidade como um bairro movimentado durante o dia e com uma noite famosa, boêmio mesmo, aquele que ‘nunca dorme’. A Areia Branca também abriga  a maior e mais frequentada feira livre da cidade que vem há anos merecendo uma reestruturação geral.

Recentemente, o bairro ganhou um Mercado Municipal de Orgânicos, com venda de frutas e verduras produzidas sem agrotóxicos e que fica ao lado da feira. A Areia Branca contempla importantes lojas e estabelecimentos comerciais, como supermercados, lojas de confecções, pizzarias, perfumarias, mercadinhos diversos, papelarias e farmácias de marcas como a Farmácia Pague Menos, conhecida nacionalmente. O bairro virou sede de universidades á distância como Unopar e Unip, instituições onde centralizaram na Areia Branca, seus polos presenciais de EAD em Petrolina .

Avenida Paraíba, corredor viário, aguarda melhorias há anos
Na Avenida do Cajueiro, também centro de movimentação econômica do bairro, a carência de urbanização é cobrada com frequência pelos moradores

Além de escolas particulares, a Areia Branca conta com três escolas estaduais, creche, Unidade Básica de Saúde, Detran/PE e uma Avenida São Francisco com restaurantes, bares, quiosques, petiscarias e barzinhos, cujo seus proprietários, têm sido verdadeiros guerreiros na luta para manter seus estabelecimentos e não deixar que o bairro perca o status de não parar nunca, nem durante a noite, gerando empregos e aquecendo a economia do município.

Outras vias como as Avenidas Paraíba e do Cajueiro, já registram bastante movimentação noturna também, mas carecem de infraestrutura melhor, canteiros calçados e urbanizados, já melhorariam o visual de um bairro que ‘nunca dorme’.

Tem importância econômica, turística, cultural e histórica para todo o Vale do São Francisco, mas vem carecendo de um arrojo maior de investimentos públicos municipais. Essa seria uma ação, como a mudança de toda a iluminação local, que daria ainda mais destaque e esse lugar que tem exemplos diversos que como a movimentação local, ajudar no aquecimento da economia de toda a cidade de Petrolina, Mas, nos últimos anos, esse que já foi um dos mais badalados e procurados bairros para investimentos diversos na cidade, tem sofrido baixas. Até os eventos que eram outro forte local, sumiram.

Sem falar que a Areia Branca  abriga equipamentos importantes que formam o conjunto de atrativos turísticos da cidade. Um desses equipamentos é o Bodódromo, complexo gastronômico formado por restaurantes que tem como carro chefe, a carne de carneiro ou de bode que dá nome ao espaço. O Bodódromo fomenta o turismo no Vale do São Francisco por meio da gastronomia tão tradicional e apreciada por quem é da cidade ou de fora. No Bodódromo é comum chegarem caravanas de turistas que vêm até de outros países.

Este ano, o bairro não integrou o São João dos Bairros

Pois bem, o bairro que teve e ainda tem, mais por insistência dos empresários que ainda apostam nos ‘velhos tempos’ uma pujança de um dos bairros mais frequentados de Petrolina, um dos mais cotados para se morar,  esse ano se quer serviu de polo para os festejos juninos oficiais da cidade. Pelo menos uma decoração, jpa que é para a Areia Branca que vêm quem aqui visita, para degustar as iguarias gastronômicas encontradas no Bodódromo. Em cidades que contam com espaços frequentados por gente de todos os lugares, o tratamento sempre é diferenciado, o que não tem se observado na Areia Branca que é a casa do Bodódromo.

“Nós queríamos o envolvimento de todos, a Prefeitura não precisa bancar nada em nossos estabelecimentos, mas deve fazer sua parte, melhorando a iluminação, fomentando melhor infraestrutura pública e manter bem na fita esses espaços. O São João não teve uma bandeirinha se quer pendurada em nossas principais avenidas , já que a festa foi tirada da programação, seria uma forma de atrair mais gente, visitantes que estavam em Petrolina para curtirem o São João e isso é recurso para o município também. A Areia Branca é por natureza um bairro formado por uma cena noturna que sempre fez parte da história de Petrolina. A gastronomia conhecida mundialmente com o Bodódromo, importantes turisticamente e economicamente para o município,. O mais justo é termos esse retorno do poder público para apoiar a gente, nós geramos impostos e empregos para Petrolina. Queremos uma Avenida São Francisco mais bonita, urbanização dos canteiros centrais de outros corredores importantes, como as Avenidas Paraíba e do Cajueiro. Defendemos que aqui volte a ser olhado como bons olhos, queremos a promoção de eventos de volta na Areia Branca, a gente até entra junto, basta que sejamos vistos de fato”.

Esse foi o desabafo de um dos empresários que já vivenciou uma Areia Branca melhor observada por quem administra a cidade. O coração do bairro que é a Avenida São Francisco, point de grandes eventos em Petrolina, precisa voltar a ser melhorada, zelada. Ele lamenta que um lugar que atrai gente de todo o Brasil e até de outros países, venha passando “batido”, pelas administrações municipais petrolinenses.

BODÓDROMO

O Bodódromo é um complexo gastronômico formado por nove restaurantes que servem comida típica e regional do sertão, especialmente o famoso bode assado. Muito procurado por turistas e moradores, o local se tornou ponto de visitação obrigatória para todos que moram ou estão de passagem pela cidade.

No início, o local de 30 mil metros quadrados era apenas um terreno descampado onde barracas serviam o bode assado para os transeuntes. Com o passar do tempo, o lugar começou a se tornar conhecido e procurado por turistas, ganhando fama dentro e fora da cidade.

No ano 2000 a prefeitura resolveu pavimentar o local e construir os restaurantes, que depois seriam franqueados aos interessados. Logo em seguida, teve início um trabalho de promoção e divulgação que continua até os dias de hoje, o que contribui para fama crescente do lugar e o desenvolvimento da economia local.

De qualquer forma, o fato é que o bode deixou de ser a atração principal do lugar faz tempo. Rejeitado pelo sabor forte e por ser um pouco mais dura (apesar de ser mais saudável), a carne de bode foi gradativamente sendo substituída nos cardápios dos restaurantes pelo carneiro, cuja carne, mais macia e com saber mais suave, tem maior aceitação junto ao público.

Requalificação do Bodódrmo iniciou, mas não avançou

O nome Bodódromo, no entanto, não sofreu alteração, e o cardápio dos restaurantes continua anunciando o bode como prato principal. Afinal de contas, não se pode sair de Petrolina (PE) sem apreciar o bode local. Mas o fato é que, na grande maioria dos restaurantes, a carne consumida é a do carneiro, como pode ser confirmado pelos garçons que por lá trabalham. Trata-se, então, de uma versão sertaneja do famoso ditado “comer gato por lebre”, que no caso se torna “comer carneiro por bode”. Bode ou carneiro, não importa mais. O fato é que o Bodódromo e a carne de carneiro fazem parte do circuito cultural e gastronômico da cidade.

Além do bode assado na brasa (magro ou gordo), servido em espetos e acompanhado por baião de dois, macaxeira e pirão, é possível também apreciar outras iguarias desenvolvidas pelos chefs locais, tais como o kibe, o kafta, a picanha e outros feitos com a carne do bode/carneiro.

Localizado no bairro Areia Branca, conhecido pela grande quantidade de bares e restaurantes com intensa vida noturna, o Bodódromo pode ser logo identificado pela escultura do bode na praça que fica no acesso da Avenida São Francisco, a mais importante do bairro. (FONTE: Portal Viva o Sertão)

O texto acima conta um pouco da história de como nasceu um dos cartões postas e pontos turísticos mais conhecido de Petrolina. Mas com quase 20 anos, o Bodódromo assim como o bairro Areia Branca anda precisando de uma maior atenção. A sua revitalização vem sendo cobrada pelos comerciantes do local, pelos frequentadores, pelos moradores e por quem reconhece nesse lugar, um dos símbolos da cultura gastronômica do Nordeste e patrimônio cultural e imaterial de Petrolina.

Há pelo menos 10 anos, essa cobrança existe. Em julho do ano passado, foi iniciada uma reforma que segundo anunciado pela Prefeitura Municipal, constava de investimento da ordem de R$ 840 mil, recursos de emendas parlamentar de autoria do deputado federal Fernando Filho; Um outro investimento daria continuidade a essa melhoria num valor de R$ 1,3, milhão, também vindos de emenda parlamentar de autoria do ex-deputado federal e ex-prefeito que criou o Bodódromo, Guilherme Coelho.

Mas nem a primeira etapa foi concluída ainda, após mais de um ano, e muito menos uma segunda etapa teve início, prevista para 2019, com a promessa de criação de um novo Bodódromo. Um espaço que atrai  turistas e simboliza muitos tributos para o município, acredito que merecia maior atenção do poder público. Também os donos dos restaurantes devem fazer a sua parte, investir numa manutenção diária, mínima que seja, já muda o cenário desse centro gastronômico regional de fama internacional.

 

 

 

 

FOTOS: REPRODUÇÃO INTERNET

FOTO ÁEREA: SICRONIA FILMES

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

1 pensou em “Areia Branca, o bairro que ‘nunca dorme’, precisa ‘acordar’”

  1. Concordo com tudo que foi destacado nesse texto.
    O bairro precisa de um olhar direto e crítico para ser restaurado em alguns aspectos, principalmente o calçamento que está deteriorado em muitas ruas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: