NordestePolítica

Artigo: O avanço da Covid em Petrolina

Por Aristóteles Cardona

#ACovidnaopassou

É com muita preocupação que acompanhamos, já há alguns dias, as notícias da lotação nas UTIs Covid-19 em Petrolina. E não foi por falta de aviso. Sempre se soube que em nenhum momento chegamos perto de nos livrar da pandemia. Ela seguia ativa e o que aparece agora nas UTIs é apenas o reflexo de muito descuido por parte da população e, infelizmente, do poder público.

Todos os números apontam para a necessidade de medidas urgentes. Segundo o Imperial College de Londres, que estuda transmissão de Covid em todo o mundo, a taxa de transmissão no Brasil está no patamar de 1,3, o que significa que cada 100 pessoas doentes transmitem a doença para outras 130 pessoas. Isso demonstra o total descontrole da contenção da doença no país.

Medidas de distanciamento e isolamento são eficazes e o mundo é a prova disso. Basta olhar para o que tem sido adotado pela maioria dos países europeus na chamada 2ª onda. Não à toa os resultados já começam a aparecer como menos casos, internamentos e mortes.

É preciso esclarecer também que pedir às pessoas para usarem máscaras e evitarem aglomerações é fundamental mas não basta. A responsabilidade é do poder público e neste ponto me preocuparam algumas manifestações na semana passada, minimizando a situação da Covid-19 aqui no município de Petrolina.

Escrevi entre março e abril parabenizando a postura da prefeitura local que tomou medidas rápidas para conter o avanço do vírus por aqui. Mas acho que agora está demorando a adotar novas medidas. Quando se trata da vida das pessoas, não adianta aguardarmos por ações do governo estadual ou federal, esse último agindo muitas vezes de forma absurda e irresponsável com o povo brasileiro.

Enquanto isso já passamos das 170 mil mortes no Brasil. Seguindo o ritmo de crescimento atual, estimativas apontam a possibilidade de voltarmos a um patamar acima das mil mortes diárias ainda em 2020. A realização de aglomerações por políticos e partidos já foi uma tragédia em si por todo o estado. Espero que os governantes, pelo menos agora, voltem a se posicionar a favor da vida das pessoas.

Aristóteles Cardona Júnior

Médico de Família e Comunidade e Professor na Universidade Federal do Vale do São Francisco

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: