AgronegócioPolítica

Assalariados rurais e patrões confirmam acordo da CCT 2023 com reajuste salarial passando para R$ 1.354.00

Enfim um acordo. Terminou nesta quarta-feira (7 ), o impasse entre os representantes dos produtores rurais do Vale do São Francisco e a comissão dos sindicatos que defendem os trabalhadores assalariados rurais da região. Eles entraram em acordo nesta quarta sobre a Convenção Coletiva de Trabalho 2023.

Além de ajustes na CCT, foi acordado o novo salário da categoria, que é retroativo ao mês de janeiro deste ano.

Ficou acordado que o piso salário dos trabalhadores assalariados rurais da região passa de R$ 1.264,00 para 1.354,00. Com relação às cláusulas da CCT, os direitos trabalhistas conquistados nas convenções anteriores foram mantidos.

A mudança foi a inclusão de dois compromissos sociais: combater o racismo e a violência contra a mulher, em cooperação mútua entre os produtores e os sindicatos dos trabalhadores rurais.

“Foi uma negociação muito dura, o momento econômico e social foi considerado com muita atenção. Com nossas mobilizações, ficou claro que o trabalhador assalariado rural está consciente de sua importância na engrenagem do agronegócio. Por isso, a tendência é que, nas próximas negociações, vamos conseguir ampliar os direitos e melhorar ainda mais o salário da categoria”, resumiu a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

Sem retrocesso

Uma das grandes vitórias da negociação foi a garantia de conquistas anteriores e o não-condicionamento do aumento de salário. “Esta campanha é a 29ª e nunca houve reajuste de salário em troca de retirada de direitos dos trabalhadores. Então, o sindicato segue firme homologando as rescisões trabalhistas, bancos de horas vão continuar sendo feitos com a presença sindical e a pausa dos tratoristas também não foi revogada”, complementou Maria Joelma.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: