Política

ASSEA homenageia empresário e ex-prefeito Jorge Garziera

Jorge foi prefeito de Lagoa Grande, capital da uva e do vinho do Nordeste, entre os anos de 1997 e 2004. Os homenageados receberão a Comenda do Mérito Osvaldo de Souza Coelho, conhecido como o 'patrono da irrigação'.

O empresário, enólogo e ex-prefeito de Lagoa Grande, Jorge Roberto Garziera, será um dos homenageados nesta quinta, 31, da Associação dos Engenheiros e Engenheiras Agrônomos do Sertão de Pernambuco (ASSEA). A entidade instituiu a Comenda do Mérito Osvaldo de Souza Coelho, sendo entregue anualmente, e um dos Comendadores deste ano é o ex-prefeito lagoagrandense.

A solenidade acontece na sede da ASSEA, às 19h, localizada no bairro Vila Mocó, região central de Petrolina. A Comenda foi criada para homenagear o ex-deputado Osvaldo Coelho, conhecido como ‘patrono da irrigação’. Caso estivesse vivo, Osvaldo completaria 92 anos em 2023.

A homenagem a Jorge é o reconhecimento do trabalho corajoso e desbravador do empresário que assim como Osvaldo, também não mediu e não mede esforços para fazer do Vale do São Francisco, cada vez mais destaque no segmento da cultura irrigada e do desenvolvimento regional.

Jorge ao lado da filha, Catharina Garziera, atual vice-prefeita de Lagoa Grande (foto divulgação)

No caso de Garziera, é dele o mérito de ter trazido para o semiárido nordestino, no sertão pernambucano, a cultura da uva diretamente da Serra Gaúcha. Anos depois, então prefeito, transformou a pequena Lagoa Grande, no sertão do São Francisco pernambucano, uma potencial produtora vitivinícola e uma das cidades integrantes do Polo Vitivinícola do Vale do São Francisco, juntamente com Santa Maria da Boa Vista/PE, Casa Nova e Curaça, as duas últimas, baianas.

 O casal de ex-prefeitos, Rose e Jorge Garziera (foto divulgação)

E todo esse potencial fez da região a segunda maior produtora nacional de vinhos finos, espumantes, frisantes, sucos e demais produtos vindos da cultura da uva, e Lagoa Grande ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’.

Como diz a finalidade da Comenda do Mérito Osvaldo de Souza Coelho, “a homenagem será prestada aos profissionais e associados que prestam serviço relevante, de interesse público ou desempenham função, havendo interesse do município, que se destacaram na sociedade”.

Se essa é a finalidade da homenagem, estará bem entregue a Jorge Roberto Garziera, agora também ‘Comendador do Mérito Osvaldo de Souza Coelho’.

Segundo Jorge, ele sozinho não faria nada e faz questão de estender a homenagem, além de sua família que sempre esteve ao seu lado em todos os momentos, “aos que sempre trabalharam e trabalham comigo na missão e na busca de uma vida melhor para o povo lagoagrandense, pernambucano, nordestino e brasileiro”.

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste  

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: