Política

Assembleia geral define regras das eleições 2021 do STTAR de Petrolina

Com participação de associados presenciais e online, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais de Petrolina (STTAR Petrolina), foi escolhida a comissão eleitoral e votado o regimento do pleito que vai escolher a nova diretoria e o conselho fiscal do sindicato. As eleições acontecem já no final de novembro. Caso não haja quórum mínimo, o pleito ocorre na primeira semana de dezembro.

A assembleia geral ocorreu neste sábado, 30 de outubro, na quadra de esportes do Sest Senat. Para a escolha da comissão eleitoral, foram inscritas duas chapas, cada uma com três titulares e três suplentes. Na votação, a vencedora foi a chapa 1 integrada por Rafaela Coelho, Nilberto Michael Almeida dos Santos e Fábio Alves de Lima (titulares); e Uilton Alves, Clemilson Araújo e Francisco de Assis Ferreira (suplentes).

Nilberto Michael será o coordenador da comissão. Ele disse que disputou alguma coisa e é a primeira vez também que enfrenta o desafio de conduzir as eleições do principal sindicato de assalariados do Nordeste.

Nilberto salientou a importância desse momento democrático quando os próprios associados escolhem como serão conduzidas as eleições para a nova diretoria da entidade e do conselho fiscal do STTAR.

“Minha expectativa é positiva. Vamos trabalhar para todo o processo transcorre em paz e que vença o melhor”, ressaltou Nilberto Michael que coordenará os trabalhos na comissão eleitoral.

O presidente do STTAR de Juazeiro/BA, Zezinho da CTB, esteve acompanhando a assembleia e frisou que Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, estará presente, acompanhando a disputa e apoiando todo o processo eleitoral do STTAR Petrolina.

“Estamos representando a CTB. Enxergamos esse ser um momento de muitos desafios para a classe trabalhadora, diante dos constantes aumentos impostos pelo governo federal, o que tem deixado a classe trabalhadora e nosso povo brasileiro ainda mais preocupados. São lutas que sabemos que em Petrolina, se torna ainda mais necessárias”, ressaltou o dirigente.

Houve votação presencial e online, e a assembleia ocorreu seguindo os protocolos sanitários (foto divulgação)

Em nome da diretoria, Maria Joelma, diretora de finanças do STTAR, elogiou todo o processo democrático com a realização da assembleia e grande presença dos associados.

“Prevaleceu a democracia e parabenizo todos os associados que se envolveram para que tudo corresse bem, dentro do processo democrático”.

A presidente do STTAR, Leninha Lima, frisou que seu mandato vai até 31 de dezembro e seu compromisso é garantir aos associados, a realização das eleições e o direito de todos escolherem os novos dirigentes do sindicato.

“Como presidente, tenho trabalhado para que nossos associados e associadas, possam dispor de todas as garantias para que as eleições acontecem, cumprindo todos os prazos, dentro do processo legal e cumprindo o estatuto do sindicato”, assinalou a presidente.

Leninha agradeceu a todos que compareceram e frisou que seu mandato que se encerra em 31 de dezembro, atuou para que as eleições pudessem ocorrer como direito dos associados (foto divulgação)

REGRAS

Após a escolha da comissão eleitoral que vai coordenar os trabalhos de imediato, a assembleia geral votou o regimento do pleito eleitoral de 2021 da escolha da nova diretoria do STTAR e seu Conselho Fiscal.

Pelo calendário aprovado na íntegra pelos presentes, as eleições do STTAR de Petrolina, acontecerão dia 30 de novembro com quórum mínimo de 20% dos associados que estejam registrados nas empresas e em dia com o sindicato entre julho e outubro de 2021.

Segundo o regimento, caso o quórum mínimo de 20% dos associados não seja atingido dia 30 de novembro, o pleito acontecerá em 7 de dezembro com quórum mínimo de 10%, a ser conferido antes da abertura das urnas.

OUTRAS DATAS

De acordo com o regimento aprovado, os prazos do pleito do STTAR começam a contar oficialmente a partir da sexta-feira, 5, com a publicação do edital para que as chapas interessadas possam se inscrever na disputa.

O dia 9 de novembro está reservado para ser o limite dos registros de chapa. No dia seguinte, 10, abre-se o prazo para que as chapas promovam correções detectadas pela comissão eleitoral.

Dia 11, acaba o prazo de entrega das correções, e do 12, a comissão eleitoral publica as chapas.

No dia 13, data limite para que chapas concorrentes posam apresentar impugnações.

No dia 14, é o limite para a publicações das chapas e possíveis substituições de integrantes.

Pelo calendário do regimento aprovado pela assembleia do STTAR, a campanha do pleito 2021 para a escolha do novo comando da entidade, será entre 15 e  29 de novembro.

Haverá urnas fixas e itinerantes, conforme disposto também no regimento das eleições. (Por Assessoria de Comunicação)

 

 

 

 

 

Portal TNE

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: