Política

Atentado à imprensa: Rui Costa repudia agressões a jornalistas na visita de Bolsonaro à Bahia

Bolsonaristas se passando por seguranças do presidente que foi ao estado, inspecionar o estrago de chuvas na região, agrediram equipe de reportagens das TV Bahia e Aratu, afiliadas da Globo e do SBT no estado, respectivamente.

O governador da Bahia, Rui Costa, usou o Twitter para manifestar solidariedade e repudiar a agressão sofrida por uma equipe de reportagem da TV Bahia, afiliada da Globo no estado, durante cobertura da passagem do presidente da República, Jair Bolsonaro, na cidade de Itamaraju, neste domingo (12).

“Minha solidariedade à equipe de reportagem da Rede Globo, que foi agredida e impedida de realizar a cobertura jornalística durante carreata com o presidente em Itamaraju, na Bahia. A liberdade de imprensa é pilar fundamental da democracia e qualquer ataque ao jornalismo merece repúdio. O momento é de trabalho e solidariedade no Extremo Sul. Repudio violência contra a imprensa e oportunismo num momento de dor diante de uma tragédia. Vamos trabalhar”, escreveu Rui na rede social.

Na manhã deste domingo (12), o governador baiano esteve em quatro cidades da região, incluindo Itamaraju, e assegurou recursos para reconstruir os municípios atingidos pelas fortes chuvas na Bahia. Ele também antecipou que irá liberar linhas de crédito especiais para comerciantes que tiveram seus negócios comprometidos pelas enchentes.

Uma força-tarefa do Governo do Estado atua na região desde o início das ocorrências no Extremo Sul.

NOTA

Sobre a agressão, confira nota da TV Globo sobre mais um episódio de violência praticada por Bolsonaristas na presença de Jair Bolsonaro, desta vez aos jornalistas da TV Bahia:

“A TV Globo afirma que as agressões deste domingo mostram que já passou da hora de a Procuradoria-Geral da República dar o seu parecer na ação que corre no Supremo, tendo como relator o ministro Dias Toffoli. A imprensa cumpre um direito inscrito na Constituição e deve ter a sua segurança garantida.

As cenas bárbaras de hoje e aquelas ocorridas na Itália, no dia 31 de outubro, ensejam duas constatações: se os seguranças agem por conta própria, a Presidência deve ser responsabilizada por omissão. Se agem seguindo ordens superiores, a Presidência deve ser responsabilizada por atentar contra a liberdade de imprensa e fomentar a violência contra jornalistas.

Além disso, é escandalosa a atitude da Presidência de deixar jornalistas à própria sorte, em meio a apoiadores fanáticos, que são insuflados quase diariamente pelo próprio presidente em sua retórica contra o trabalho da imprensa.

Frente aos evidentes e graves riscos enfrentados por repórteres de todos os veículos, é urgente que o Judiciário se pronuncie. A Globo repudia as agressões aos repórteres Camila Marinho e Cleriston Santana, da TV Bahia, e aos repórteres Xico Lopes e Dário Cerqueira, da TV Aratu, e se solidariza com eles”.

NOTA DA REDAÇÃO

Nós que fazemos o PORTAL TRIBUNA NORDESTE, também nos solidarizamos com os colegas e a colega jornalista, agredidos de forma covarde enquanto atuavam profissionalmente, cumprindo com seu dever profissional.

Nós, profissionais de imprensa, precisamos nos unir para que seja dado um basta neste tipo de comportamento de pessoas que se dizem seguranças do presidente Jair Bolsonaro que parece que estão ali mesmo só para agredir jornalistas.

O Supremo Tribunal Federal – STF –  foi provocado pelo partido Rede Sustentabilidade há quase 3 meses, para que garanta a integridades dos profissionais de imprensa em sua missão profissional de cobrir a presidência e a pauta do presidente.

O STF disse que aguarda uma manifestação sobre o assunto da Procuradoria Geral da República (PGR) para dar encaminhamento à ação que foi enviada ao plenário do Supremo pelo relator, o ministro Dias Tofolli.

Esperamos que a PGR cumpra com seu papel e envie o quanto antes a sua posição. Temos garantido o direito ao exercício profissional, conforme a Constituição Federal.

O presidente precisa parar de incentivar a violência contra a imprensa, ao atacar constantemente a forma de atuação dos veículos; e os profissionais que atuam nela, pois estará infringindo um preceito constitucional.

É preciso proteger os profissionais de imprensa para que possam atuar de forma livre e responsável com a informação e prestação de esclarecimentos dos entes públicos deste País, seja de que esfera for.

Cinara Marques – jornalista com diploma/editora geral do Portal Tribuna Nordeste

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: