AutoNewsPolítica

Autonews: Toyota deixa o Yaris sedã mais potente e seguro

Todas as versões do modelo 2023 são equipadas com motor flex com até 110 cavalos.

Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste

No primeiro semestre de 2021 a Toyota deixou de comercializar no mercado brasileiro a linha Etios, que nas versões hatch e sedã eram a porta de entrada para quem desejava ter um modelo da marca na garagem. Mas, a fabricante de origem japonesa manteve a sua produção no interior paulista para atender a demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai.

Com isso ficou para a linha Yaris, carro global da marca e sucesso de vendas em diversos países e oferecida nas carrocerias hatch com preço a partir de R$ 93.590,00 e sedã com preço a partir de R$ 97.290,00, tornar-se a primeira opção da marca no Brasil.

O Portal Tribuna Nordeste teve a oportunidade de conhecer e avaliar a sedã, que é oferecida nas cores Polar, Cinza Granito, Prata Lua Nova, Preto infinito, Azul Titã e Branco Lunar em três versões: a de entrada XS, com preço a partir de R$ 97.290,00; a intermediária XL, com preço a partir de R$ 106.490,00; e a topo XLS, com preço a partir de R$ 118.690,00.

Todas as três versões com a carroceria sedã são equipadas com o motor 1.5L flex Dual VVT-i, com até 110 cavalos, transmissão automática CVT de sete velocidades, com troca de marchas no volante nas versões XS e XLS, e modos de direção Eco e Sport.

No modo esportivo, o condutor muda a calibragem da transmissão, o que deixa as curvas de aceleração mais curtas e com respostas mais rápidas. E, para quem busca ainda mais economia, o modo Eco prioriza o baixo consumo de combustível e uma condução mais eficiente, portanto.

Externamente o Yaris sedã recebeu na linha 2023 atualizações para dar mais modernidade ao modelo, com um toque esportivo, sem perder a elegância de um carro para a família e conta com para-choques dianteiros redesenhados. As rodas têm um novo desenho dual tone na versão XLS. Todas as versões também contam com DRL em LED e os faróis de neblina são em LED na versão topo XLS.

No interior seu interior o Toyota Yaris 2023 na carroceria sedã tem um novo estilo no revestimento dos bancos das versões XL e XS e a cor dark silver nos acabamentos.

A central multimídia que equipa todas as versões conta com tela de sete polegadas sensível ao toque, compatível com Android Auto e Apple Carplay. Para os passageiros do banco traseiro, a comodidade tem destaque em duas novas entradas USB, para carregamento de celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Para as versões XS e XLS, o modelo conta com ar-condicionado automático e digital, com filtro antipólen. E, na XLS, o modelo é equipado com teto solar elétrico, com acionamento one touch e função antiesmagamento.

Nas versões XS e XLS, o computador de bordo tem visor multifunção em tela de 4,2′′ em TFT de alta resolução com 16 funções: intensidade de brilho da tela, hodômetro total e parcial, tempo decorrido, consumo médio e instantâneo, autonomia, velocidade média, relógio, temperatura externa, posição de marcha, nível de combustível, velocímetro digital, Eco Wallet, luz de condução econômica e ranking de eficiência com histórico de consumo.

Em termos de segurança, o Yaris 2023 sedã vem de série em todas as versões com controles de tração (TRC), estabilidade (VSC) e assistente de subida em rampa (HAC); freios ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistente de frenagem (BAS); cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes; e ISOFIX com ancoragem Top Tether, uma alça presa também no porta-malas do carro, reforçando ainda mais a segurança.

Para ampliar a segurança, todas versões do modelo saem de fábrica com sete airbags: um de joelho, dois frontais, dois laterais e dois de cortina. Também conta com avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Para as versões XS e XLS, foram incorporados ainda dois importantes sistemas de segurança ativa da Toyota:

– Sistema de Pré-Colisão, que emite um alerta sonoro e visual ao motorista, além de fornecer uma carga extra no sistema de frenagem, podendo auxiliar na redução da velocidade do veículo em caso de impacto;

– Alerta de Evasão de Faixa, que emite um alerta sonoro quando o motorista sai da faixa de rolagem sem ligar os indicadores de mudança de direção (setas).

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: