AutoNewsColunas

AUTONEWS: Venda do carro popular com câmbio automático vai superar os manuais em 2019

Com o barateamento da tecnologia, câmbio automático cai no gosto do condutor dos populares como o Novo Ford Ka que lançou sua versão automática no final do ano passado.

Neste ano, pela primeira vez na história, o mercado brasileiro consumirá mais carros com câmbio automático do que os manuais. Essa é uma das várias conclusões do estudo Automotive Brasil 2030, feito pela consultoria brasileira Bright Consulting.

A marcha dos automáticos, com o perdão do trocadilho, vem aumentando a cada ano. Em 2015 eles eram 34% do mix nacional. Em 2017 superaram a barreira dos 40% (chegaram a 43%), até bater em 49% no ano passado. Logo, 2019 será o ano da virada.

A inclusão de opções com câmbio automático em modelos compactos na faixa de R$ 50 mil está sendo decisiva nessa virada para os modelos sem pedal de embreagem. E a tendência é que apenas os carros mais baratos, voltados para frotistas, mantenham opção de câmbio manual nos próximos anos, de acordo com a Bright Consuilting.

Câmbio automático (Foto: Internet)

Com a atual onda de automação da condução veicular, e também da conectividade, nada mais natural que cada vez menos pessoas queiram ficar manuseando o câmbio, sobretudo no trânsito pesado. Essa virada para o câmbio automático terá impacto em breve até na forma como se aprende a dirigir e na habilitação de motoristas.

Aumento da procura pelos carros automáticos, as fabricantes lançam versões mais em conta. O melhor exemplo disso é o Volkswagen Gol, ganhou uma versão automática, no segundo semestre de 2018. Já é possível andar de carro zero por aí, sem trocar de marcha, a partir de R$ 57 mil. A tendência é que cada vez menos pessoas das novas gerações saiba lidar com alavanca de câmbio manual e pedal de embreagem. Como, por sinal, já ocorre há muito tempo nos Estados Unidos, o que se reflete no número de vendas dos carros automáticos .

A proposta de uma CNH exclusiva para dirigir carros com câmbio automático foi aprovada em dezembro por uma comissão do Congresso Nacional, mas ainda deverá ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça.

Caso seja aprovada, pessoas com esse tipo de CNH poderão ser multadas se estiverem dirigindo um carro manual. Talvez com infração gravíssima e retenção temporária do veículo.

 

 

 

 

 

Por Autonews/Portal Tribunna

Com Coluna Carros/Portal Último Segundo

[email protected]

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: