Bastidor (Cinara Marques)CidadesPolítica

Base de Miguel Coelho derretendo na Câmara de Petrolina/PE

Quinto lugar na corrida estadual majoritária, o ex-prefeito de Petrolina, pré-candidato ao governo pelo União Brasil, contabiliza baixas em sua principal base eleitoral, com redução da bancada do seu grupo no legislativo do município.

Coluna BASTIDOR por Cinara Marques

Quinto lugar na corrida estadual majoritária, o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, pré-candidato ao governo pelo União Brasil, contabiliza baixas em sua principal base eleitoral, com redução da bancada do seu grupo no legislativo do município.

E o mais recente é o vereador Junior Gás, do Avante. Partidário do deputado federal Sebastião Oliveira, pré-candidato a vice-governador na chapa de Marília Arraes, pré-candidata ao governo do estado pelo Solidariedade, Júnior integrou a base governista desde o primeiro governo de Miguel, mas com ‘Sebá’ na majoritária, optou por caminhar com ele , Marília e André de Paula.

Além disso, Júnior Gás, incentivado pelo pré-candidato a vice-governador, anunciou sua pré-candidatura a deputado federal, o que deve disputar a mesma base de votos do deputado federal e pré-candidato à reeleição, Fernando Filho, União Brasil, irmão de Miguel e filho do líder do grupo, o senador Fernando Bezerra Coelho, MDB.

Júnior tem uma forte amizade com Sebastião que, inclusive, tem ajudado o vereador a se manter no mandato por força de uma liminar. A justiça eleitoral cassou no ano passado todos os votos do Avante em Petrolina por irregularidades em candidaturas femininas, mas Júnior Gás entrou com uma ação na justiça para aguardar no cargo a recontagem dos votos.

O ocupante da vaga, ao que tudo indica, será do Psol, outro partido de oposição.

Miguel tem tido dias nada positivos na reta final da pré-campanha (foto jonas santos divulgação)

RETALIAÇÃO

Ao revelar seu caminho no pleito de 2022, após as definições da chapa de Marília com Sebastião na vise, Júnior já recebeu logo a resposta do grupo de Miguel.

A resposta a Júnior Gás foi a exoneração de todos os cargos que tinha ligado a ele na Prefeitura Municipal que hoje é governado pelo aliado fiel de Miguel Coelho, o prefeito Simão Durando Filho, do União Brasil.

Miguel Coelho amarga números abaixo do esperado pela cúpula do União Brasil no estado, sendo inclusive ultrapassado pelo deputado federal Danilo Cabral, PSB, conforme a pesquisa da Folhape/iPESPE. Danilo que encabeça a chapa do governo pela Frente Popular de Pernambuco foi, inclusive, o que mais subiu, segundo os números e Miguel o que mais perdeu, conforme essa contagem anunciada na terça, 5.

Já o nome apoiado por Júnior Gás, a deputada Marília Arraes, se mantém na dianteira, seguida pela tucana Raquel Lyra, do PSDB. Marília está na preferência dos pernambucanos para governador Pernambuco, desde o começo das pesquisas ainda no final de 2021.

 

Baixas foram previstas pelo ex-líder, Ronaldo Silva (FOTO INTERNET DIVULGAÇÃO)

CANTOU A BOLA

No final de 2021, o ex-líder de Miguel Coelho na Câmara Municipal, vereador Ronaldo Silva, PSDB, tinha cantado essa bola do derretimento da base do pré-candidato ao governo do estado em sua principal base com a bancada na Casa Plínio Amorim.

Apoiador de primeira hora do ex-prefeito e ex-deputado Guilherme Coelho que disputará também uma cadeira na Câmara Federal pelos PSDB, Ronaldo sentiu a retaliação do grupo que defendia assim que Guilherme confirmou que entraria na disputa eleitoral ainda na confraternização com a imprensa, em dezembro.

Desde então, todos ligados ao ex-prefeito passaram a vivenciar ‘fogo amigo’ dentro da gestão até que houve o afastamento de fato de todos os cargos de Guilherme Coelho no governo.

“Eu saio agora, mas outros virão”, profetizou Ronaldo . E parece que sua premonição vem se confirmando. Além de Júnior e o próprio  Ronaldo Silva, deixaram a bancada do grupo de Miguel e Simão na Câmara de Petrolina, os vereadores Gaturiano Cigano, União Brasil e Pastor Alex de Jesus, do Republicanos.

Os 4 se juntam aos oposicionistas: vereadores Gilmar Santos, PT; Elismar Gonçalves, Podemos; Marquinho do N4, líder da bancada e também do Podemos; e a vereadora Samara da Visão, do PSD.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: