PolíticaServiços

Bicarbonato de sódio e vinagre são mesmo aliados da limpeza doméstica?

Parece que a dupla é infalível como forma caseira sustentável para diversos usos na limpeza da casa.

Bicarbonato e vinagre são dois ingredientes poderosos que podem causar reação química e ser utilizados de diversas formas. Muito eficientes quando separados, juntos eles formam um produto de limpeza natural incrível. Combinados com água, esses ingredientes removem manchas, limpam banheiros, pias e aparelhos domésticos, retiram mofo, servem como remédios caseiros para dor de garganta e lavam cabelos oleosos.

Para que serve misturar bicarbonato com vinagre?

Uma forma simples e ecoeficiente de fazer uma limpeza rápida em casa é preparar uma mistura de bicarbonato e vinagre. Diluir os dois ingredientes em água cria um excelente desengordurante, que pode ser utilizado em qualquer lugar. Além disso, essa receita não utiliza substâncias químicas, comuns na maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado. O vinagre branco, como o de álcool ou o de vinho branco, é o ideal para a limpeza, já que é neutro e não possui tanto cheiro quanto os demais. Mas qualquer tipo de vinagre pode ser usado.

Ingredientes

1 xícara e ¼ de xícara de bicarbonato de sódio;

2 litros de água;

½ xícara de vinagre.

Modo de preparo

    1. Misture o bicarbonato e o vinagre em um recipiente contendo água. Depois disso, mexa e espere a mistura assentar. Pronto! Agora é só partir para a limpeza. Uma receita semelhante leva limão, bicarbonato e vinagre. Confira seu modo de preparo no vídeo abaixo:

      O que acontece se misturar vinagre e bicarbonato de sódio?

      O bicarbonato de sódio é classicamente usado como alcalinizante, elevando o pH do meio. Isso acontece porque ele reage com os íons de hidrogênio formando água e dióxido de carbono, o que auxilia no combate aos micro-organismos. Já o vinagre possui ação bacteriana e age na quebra de partículas gordurosas. Dessa maneira, eles podem ser utilizados na higienização de diversos locais e superfícies.

      Vale ressaltar que o bicarbonato é uma base, enquanto o vinagre é um ácido. Ao serem misturados, esses elementos acabam se neutralizando. Porém, isso não ocorre se a quantidade utilizada de cada elemento for diferente, já que a mistura ficará com um caráter mais básico ou mais ácido.

      A neutralização também não ocorrerá se você utilizar um ingrediente após o outro. Por isso, a dica é aplicar o bicarbonato na superfície que você quer limpar e depois ir passando o vinagre por cima com a ajuda de um pano limpo e macio.

      Mas lembre-se de adquirir o bicarbonato de sódio de um fabricante confiável, pois só assim você terá a segurança de que o produto é natural e não prejudicou o meio ambiente em seu processo de fabricação

    2. Outras aplicações do bicarbonato e vinagre

      Além da limpeza básica, a combinação de bicarbonato e vinagre serve para desentupir ralo, remover manchas e até tirar cecê das roupas. Conheça outras aplicações da mistura desses dois ingredientes.

      Desentupir ralo

      A mistura de vinagre, limão e bicarbonato de sódio pode ser usada (em outras proporções) para desentupir o ralo de pias e chuveiros. A aplicação regular da receita impede o acúmulo de gorduras e a formação de bloqueios permanentes.

    3. Ingredientes

      • 1/2 copo de bicarbonato de sódio;
      • 3,5 litros de água morna;
      • 1 xícara de vinagre branco;
      • 1/2 limão espremido.

    Lavar verduras, frutas e vegetais com bicarbonato e vinagre

    Bicarbonato e o vinagre também podem ser usados para higienizar verduras, frutas e vegetais, removendo uma pequena parte dos agrotóxicos presentes nesses alimentos. O primeiro passo é deixar os itens de molho no bicarbonato de sódio, passando-os em seguida para uma solução preparada com vinagre. Confira o passo a passo completo:

    Tirar manchas de roupas

    Uma pasta feita com a mistura de bicarbonato com vinagre ajuda a remover manchas e cheiro forte de suor de roupas.

    Ingredientes

    • 1 colher de sopa de vinagre de álcool branco;
    • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

    Modo de preparo

    Faça uma pasta com os ingredientes. Com o tecido seco, espalhe-a sobre a parte amarelada da roupa e deixe descansar por uma hora. Depois, coloque a roupa na máquina de lavar e lave-a normalmente. (com portal ecycle)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: