ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Câmara de Petrolina na expectativa para a substituição do vereador Júnior Gás que teve mandado suspenso pela justiça eleitoral

O nome que vem sendo ventilado nas últimas semanas é da candidata Lucinha Mota, do PSOL, que se confirmado, assume vaga inédita para a sua sigla na Casa Plínio Amorim.

O poder legislativo de Petrolina, maior cidade do sertão de Pernambuco, deve ter uma semana de expectativa sobre o nome do ou da ocupando da 23ª cadeira da Casa  Plínio Amorim. E esse nome deve ser o da candidata Lucinha Mota, uma das mais votadas nas eleições de 2020 para a Câmara Municipal, e que vem sendo comentado que a vaga poderá mesmo ser dela.

A expectativa para que Lucinha assuma a vaga inédita do PSOL no legislativo de Petrolina, aumentou com a oficialização do afastamento do vereador Júnior Gás, Avante, na quarta, 8. A decisão pelo afastamento já tem mais de 15 dias.

Júnior perdeu todos os votos, bem como seu partido, em ação movida por Lucinha Mota tendo como acusação, irregularidades nas candidaturas femininas.

“Estamos aguardando a recontagem do votos pela justiça eleitoral e a decisão”, disse Lucinha Mota em conversa com a redação do PORTAL TRIBUNA NORDESTE.

A justiça eleitoral acatou a denúncia de Lucinha e seguiu o que outras determinações vem fazendo em casos irregulares da cota de gênero, anulando todos os votos recebidos pela legislação em questão.

A notificação oficial sobre o afastamento do vereador Júnior Gás só chegou na quarta, 8, para o presidente Aero Cruz, MDB. Do mesmo grupo de Gás, o dirigente do legislativo petrolinense lamentou o afastamento do colega de bancada e foi seguido pelos demais integrantes do grupo governista.

“Fomos notificados e como todos sabem, decisão judicial não se discute, se cumpre. Na decisão, a justiça não diz quem vai assumir, portanto estamos aguardando a decisão que chegar para assim cumprir. O vereador Júnior Gás já disse que está recorrendo da decisão”, disse Aero.

LARANJA

O vereador suspenso teve como consequência as candidaturas irregulares de mulheres do seu partido, conhecidas popularmente como ‘laranjas, como foi o caso do Avante. A justiça eleitoral anulou todos os votos da sigla e atinge o vereador Júnior Gás.

Todas as decisões semelhantes, seguem a cassação dos votos dos partidos que fraudaram a cota de gênero no pleito de 2020. A justiça eleitoral mantém o cumprimento da lei em respeito às candidaturas femininas.

LÍDER DA OPOSIÇÃO DEFENDE ADVERSÁRIO

No afã de se solidarizar com o vereador Júnior Gás, o líder da oposição na Casa, o vereador Marquinho do N-4, do Podemos, saiu em defesa do adversário de bancada, deixando de levar em conta os reais motivos da suspensão do mandato do vereador do Avante que é vitima das irregularidades da legenda.

Marquinhos do N-4 pode ter esquecido que o motivo do afastamento de Júnior é que o Avante descumpriu as regras eleitorais dos 30% obrigatórios de mulheres candidatas de fato e não de apenas preencher a cota. Foi  assim que a justiça julgou e confirmou a fraude do Avante no pleito. Mesmo assim, Marquinhos do N-4 sustentou a defesa do adversário de bancada.

“Um mandato é dado pelo povo, tenho certeza que você vai voltar e nós estaremos de braços abertos para lhe receber”, disse o líder oposicionista.

Vale lembrar que caso na contagem dos votos determinar a posse da candidata Lucinha Mota, ela integrará a bancada do qual Marquinho do N-4 assumiu a liderança desde o início do ano. E como deve ficar o relacionamento entre os integrantes oposicionistas com essa defesa marcante do líder da oposição a um adversário político em detrimento do reforço da bancada?

A gente vai acompanhar aqui em nosso site e detalhar para todos os nossos leitores..

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: