Cultura e TurismoPolítica

Caminhada das Sanfonas emociona gonzagueanos e Feira da Economia Criativa movimenta geração de renda e emprego em Exu/PE

Ney Vital – Blog Rede GGN especial para o Tribuna Nordeste

EXU/PE – O aniversário de 111 anos de Luiz Gonzaga (13 dezembro) continua sendo celebrado com mais uma edição do festival ‘Viva Gonzagão’, em Exu, Sertão de Pernambuco.

A programação teve início na sexta-feira (15) e segue até o próximo domingo (17). O evento tem participação de diversos sanfoneiros que vão se apresentar no parque Aza Branca e na Praça de eventos da cidade. A programação é gratuita.

No final da tarde do dia 15 de dezembro, foi realizada a IV Caminhada das Sanfonas que mais uma vez provocou emoção. O tema foi Caminhada das Sanfonas cantando a religiosidade de Luiz Gonzaga. O  evento tem o objetivo de manter viva a memória de Gonzagão e o instrumento que o imortalizou, a sanfona.

Em contato com a REDEGN, a criadora do Projeto Caminhada das Sanfonas, a produtora cultural Marlla Teixeira disse que mais uma vez a emoção tomou conta dos sanfoneiros vivenciando a oportunidade de mostrar o trabalho deles e, consequentemente, prestar diversas homenagens ao ‘Mestre Lua’ (como Gonzagão também era carinhosamente chamado).

De acordo com Marlla Teixeira, esta quarta edição também destaca o setor cultural e de economia criativa de Exu. “A Caminhada das Sanfonas foi criada no ano de 2019, com o objetivo de valorizar os sanfoneiros das regiões sertanejas, promovendo a cultura Gonzagueana e suas vertentes“, conta Marlla, ressaltando que é um evento gratuito.

A primeira edição reuniu mais de 100 sanfoneiros, de todos os gêneros e faixas etárias, com a participação do Projeto Asa Branca – Escola de Sanfona de Exu. “Na programação de 2019, contamos com a apresentações do Grupo da Associação de Mulheres As Karolinas, desfile de Vaqueiros encourados e um lanche com comidas típicas para os participantes. Este ano 110 anos a expectativa é de mais um grande caminhada pelas ruas de Exu“, diz Marlla.

A Caminhada das Sanfonas faz parte do primeiro evento-modelo de Feira de Economia Criativa, com exposição de artesanato, declamação de poesia, dança, apresentação cultural e artes de profissionais de Exu, com foco no trabalho manual feito nas associações, e que tenham como fonte de renda primária.

fotos ney vital divulgação

O empresário Italo Lino declara que todos os anos não perde uma festa de aniversário de Luiz Gonzaga define que Exu é uma riqueza, um dos maiores patrimônios culturais do Brasil que tem na sanfona infinitas formas de criações artísticas.

“A sanfona é um dos instrumentos mais populares do Brasil. Essa Caminhada da Sanfona, este encontro é importante porque possibilita aos cidadãos um tipo de entretenimento que, ao mesmo tempo, promove e valoriza nossa cultura gonzagueana e a homenagem a seu Luizinho dos Couros mostra o quanto a economia da região possui uma marca forte“, finalizou Italo.

Confira a programação Sábado (16)

08h Feira de economia criativa com barracas de comidas típicas e artesanato
20h Shows com Fulô de Mandacaru, Waldonys, Targino Gondim, Serginho Gomes e Quinteto Sanfônico no Parque Aza Branca
Domingo (17)

11h Missa no Parque Aza Branca
Shows com Joãozinho do Exu, Joquinha Gonzaga, Zezinho do Exu, Mateus do Acordeon, Jordão Já, Avenida Xote, Jaiminho Do Exu, Diego Alencar, Lucas Gordim, Cosmo Sanfoneiro, Dijesus Sangoneiro, Maria Lafaete

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: