Nordeste

Chapa 2 acredita na vitória nas eleições da OAB em Petrolina

Pleito acontece em todo o estado nesta segunda-feira, 19. Para a OAB-PE, a eleição será com chapa única, tendo como candidato Bruno Baptista.

Cinara Marques, Portal Tribunna

Chapa da oposição animada com as eleições da OAB

O grupo de oposição para a eleição da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, vem para a disputa nesta segunda-feira, 19, mais confiante do que nunca na vitória. A chapa 2 é encabeçada pelos advogados Ivan Galvão, candidato a presidente e Caroline Tosaka, vice-presidente.

Ivan que disputou em 2014 com o mesmo grupo da chapa 1 que tem como candidato à reeleição, o atual presidente Alexandre Torres, mostra confiança e diz que nesta disputa de 2018 a vez será da oposição.

“Tivemos uma receptividade imensa com os advogados da região, parte por se identificar com as nossas propostas, o compromisso de quem me conhece que eu tenho, e parte pela insatisfação com relação à gestão atual que não atendeu muito bem aos anseios da classe”, disse Galvão que convoca os recém ingressos na profissão para apostarem no 222, número da chapa 2 na disputa.

“Quem é meu aluno me conhece, gosto de cumprir á risca o programa e essa mesma seriedade levarei para a OAB. Se não sabem como atuo, podem se informar com os colegas veteranos. Acredite, pois vamos tratar com seriedade a OAB”, pontuou o titular da chapa 2 no pleito de Petrolina.

O candidato oposicionistas tem uma série de queixas do que não foi feito pela gestão atual da OAB local. Lista como exemplo, as comemorações do dia do advogado que acontece em 11 de agosto e que praticamente deixaram de existir.

“Tínhamos comemorações no dia do advogado, uma minimaratona que não houve mais também. Sobre as palestras, essas só vieram ocorrer nos últimos dois meses por conta da eleição, quando deveriam ser anual. E essa é nossa proposta, as palestras ocorrerão o ano todo. A vacina que foi destinada de forma limitada aos profissionais, foi mais um erro. Ou se dava a todos ou não se dava a ninguém”, criticou Ivan Galvão.

Ivan conta que atuará para tomar medidas contra as investidas nas prerrogativas dos advogados como vem acontecendo com o atendimento limitado no Fórum. “Se foi feito alguma coisa sobre isso, ninguém sabe porque a OAB aqui é muito ruim na divulgação. Não se soube se foram tomadas medidas contra os juízes que estão restringindo o horário dos advogados no Fórum”, declarou.

Uma atenção da chapa da oposição será dada ao jovem advogado. Propostas como o combate ao aviltamento de honorários, encontro do jovem advogado, criar o OAB na Comunidade, são alguns exemplos. “Essa será uma forma de incentivar e colocar o jovem advogado para iniciar sua atividade na profissão”, completou Ivan.

O candidato conta que haverá também o OAB nas Escolas. “Vamos sentar com os líderes comunitários, nas associações de bairros para agendarmos o atendimento que desejam e vamos agendar uma vez por semana, ou por mês, para se atender e dar espaço ao jovem advogado e ajudar a eles iniciarem o trabalho. “Hoje ninguém lembra mais da OAB, porque ela se distanciou. Vamos reaproximar o advogado da comunidade”, reforçou o candidato da chapa 2.

Conforme Ivan Galvão, a OAB em Petrolina deixou a entidade fora dos conselhos sociais na cidade, mas a chapa 2 atua para mudar esse quadro. “A atual diretoria tem sido omissa nesta questão dessa atuação junto à população. Se mostrando mais à sociedade, a OAB vai passar a ter novamente a sua importância reconhecida”.

Ivan frisa que a politica para a mulher advogada será diferente e a sua gestão terá uma política permanente de valorização dessas profissionais.

“Criaremos uma brinquedoteca para mães advogadas que vierem participar de alguma atividade na Ordem, e assim possam trazer os filhos. Vamos também fazer as comemorações no dia internacional da mulher, do outubro rosa, incluir programação especifica para a mulher na semana do advogado. Em nossa diretoria, 60% são mulheres e isso os adversários não têm para apresentar”, lembrou Ivan Galvão.

A chapa 2 tem ainda Sebastião Leite como secretária geral, Cátia Moreira, secretaria adjunta e Nalene, Costa, tesoureira e mais 27 membros do conselho.

CHAPA ESTADUAL

Como anunciado, a chapa 1 vai apoiar a atual gestão da OAB Pernambuco Bruno Baptista candidato a presidente da seccional estadual apoiado pelo atual dirigente da Ordem, Ronnie Duarte. Ivan diz que esse é o grupo que o próprio presidente criticou, dizendo que tem trabalhado com problemas , sem apoio na sua atual gestão.

“Se fosse eu me envergonharia de apoiar um grupo que estivesse no poder, diante do que ele propaga como falta de atenção para a subseccional. Vamos ter autonomia em nossas atividades como na escolha das palestras. A escolha vai sair daqui e não chegar pronta”, antecipou Ivan Galvão.

A votação acontece de 9h as 17h na sede da OAB em Petrolina. A apuracão começa logo em seguida a finalização do pleito.

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: