EleiçõesPolítica

Chapa ‘meninas superpoderosas: Raquel Lyra, Priscila Krause e Marília Arraes para a disputa majoritária em PE?

Coluna BASTIDOR por Cinara Marques

Com as especulações da possível saída da deputada federal Marília Arraes do PT em Pernambuco, desde ontem, comenta-se na imprensa do estado uma possível formação de uma chapa majoritária formada só por mulheres.

As conversas giram em torno de Marília deixar os petistas e  se tornar a ‘manda chuva’ do Solidariedade em Pernambuco, já que o deputado federal Augusto Coutinho trocou a sigla pelo PSB.

A chapa seria formada tendo a prefeita de Caruaru (agreste), Raquel Lyra, PSDB, candidata ao governo; a atual deputada estadual Priscila Krause que deve ir para o Cidadania depois de não embarcar na junção PSL/DEM, criando o União Brasil, sendo a vice-governadora e, completando o time das ‘meninas superpoderosas’, a deputada federal Marília Arraes que estaria deixando o PT e indo para o SD..

LULA

Para evitar a baixa com a saída de Marília Arraes do PT que tem lutado para encontrar seu espaço na sigla, apesar da grande votação que teve em 2018, a excelente performance na disputa à Prefeitura do Recife em 2020, sendo vítima de uma campanha ‘suja’, baseada em fake news, e isso contribuiu para a eleição do primo e adversário político, João Campos, PSB.

Em 2022, Marília chega favoritíssima dentro do PT, primeiro como nome que poderia disputar o governo com chances reais de fazer história, primeiro mulher e primeiro nome do PT a comandar Pernambuco, caso os petistas saíssem com a candidatura própria, e mesmo assim, depois sendo a mais lembrada pelo eleitorado pernambucano encabeçando as pesquisas com folga para o Senado.

Mas, a petista continua sendo vítima de rusgas internas do PT pernambucano e entre esta quinta, 17, e hoje, sexta, 18, as especulações sobre sua saída aumentaram e o seu ingresso no Solidariedade que defende o nome de Lula para presidente, exigência da deputada caso deixe o PT e migue de fato pra o SD.

O senador Humberto Costa, PT,  tem dado entrevistas e colocando que Marília tem total apoio do partido caso seu nome se confirme para o Senado numa chapa que tem o deputado federal Danilo Cabral, PSB, da Frente Popular, pré-candidato ao governo O ex-presidente Lula teria ligado para Marília permanecer no PT, conforme especulações.

Vamos aguardar. A chapa vem sendo cotada para ser uma espécie de segundo palanque de Lula em PE. Apoiar Lula é a condição de Marília. O pai de Priscila, o ex-governador Gustavo Krause, da ala conservadora na política, já teria aparado arestas e não teria nenhuma objeção mais em caminhar com o ex-presidente petista.

A janela partidária está bem perto de ser encerrada para quem precisa trocar de sigla sem prejuízos com os devidos mandatos e ir de forma mais tranquila para a disputa eleitoral deste ano. É até o final do mês. (Foto: Folhape)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: