CidadesNotíciasPolítica

CNOMP se reúne em Recife para aprofundar debates sobre a ouvidoria da mulher

Ouvidores de unidades do Ministério Público brasileiro participaram, na manhã da sexta-feira (13), da 59ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça de Pernambuco, no Recife, e remotamente, por meio de videoconferência. Além da pauta administrativa da entidade, os ouvidores debateram as providências relativas à recepção de informações sobre casos de violência política contra as mulheres e demais grupos sociais vulneráveis.

“As Ouvidorias existem para representar o cidadão e solidificar essa ferramenta democrática de diálogo com a sociedade dentro do Ministério Público. Especificamente no que diz respeito à Ouvidoria das Mulheres, o CNOMP é um colegiado de grande relevância para traçarmos um trabalho de sensibilização dos gestores de cada ramo do MP brasileiro para implantar, dentro das características de cada local, esse atendimento qualificado”, ressaltou a ouvidora do MPPE e presidente do CNOMP, promotora de Justiça Selma Barreto.

A membra auxiliar da Ouvidoria Nacional do CNMP, Andréa Sampaio, apresentou, dentro da discussão sobre a Ouvidoria das Mulheres, um recorte sobre a violência contra as mulheres na política, que engloba tanto a participação como candidatas e o exercício dos mandatos eletivos.

“Nós sabemos que o Ministério Público Eleitoral tem esse protagonismo de receber do público informações sobre irregularidades e buscar, por meio dos órgãos de execução, garantir o respeito à legislação. A Ouvidoria Nacional está desenvolvendo um formulário para obtermos dados que vão nos permitir atuar de forma estratégica sobre a violência política contra a mulher. Pedimos a todos que participem, para que possamos consolidar os dados e ter um mapeamento amplo em todo o país”, afirmou.

Em seguida, a vice-presidente do CNOMP, Nádia Mateus (MPMG), e a secretária do CNOMP, Jussara Pordeus (MPAM), detalharam propostas para a adoção de um protocolo de atendimento para casos de violência contra a mulher e demais casos sensíveis.

Segundo Jussara Pordeus, “é preciso visualizar a violência como evento social e compreender a responsabilidade de todos para buscar ações resolutivas e políticas públicas”.

Ela defendeu ainda a capacitação dos membros e servidores das Ouvidorias para compreender o fenômeno social da violência e como atuar de forma preventiva, como foco na defesa dos direitos humanos e na redução das desigualdades sociais, para coibir violência de gênero e também contra outros segmentos vulneráveis, como pessoas com deficiência, população LGBT, negros, idosos, imigrantes, crianças e adolescentes e pessoas em situação de rua.

Já Nádia Mateus aprofundou a proposta de formulário unificado que está em elaboração coletiva e que será proposto pelo CNOMP para ser utilizado pelas Ouvidorias das Mulheres.

Esse formulário condensa informações que serão colhidas quando da manifestação inicial remetida pelo cidadão às Ouvidorias e tem como objetivo prover dados suficientes para que os membros do Ministério Público possam atuar de forma efetiva. “Um problema que percebemos em boa parte das manifestações é que as informações são superficiais e os promotores de Justiça precisam pedir complementações aos solicitantes”, narrou Nádia Mateus.

Pauta administrativa – os integrantes do CNOMP também propuseram, na reunião, constituição de um grupo de trabalho para analisar a adequação do Conselho às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); e debateram normas para a recomposição de cargos da diretoria em caso de vacância dos titulares.

(MPPE)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: