PolíticaVacina Sim

Com segurança, ato FORA BOLSONARO, PELA VACINA E PELA VIDA, reúne manifestantes em Petrolina/PE

#VacinaImprensaJá

A principal cidade do sertão pernambucano é a terra do líder do Governo Bolsonaro no Senado, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). Por isso, o protesto em Petrolina que atingiu o objetivo, conforme os organizadores, também cobrou do senador e seu grupo político que tem também o prefeito Miguel Coelho, MDB, filho de FBC, um posicionamento sobre o atraso da compra das vacinas por parte do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

A CPI da Pandemia no Senado vem apresentando essas evidências. “Um comportamento genocida de um governo que já vitimou quase meio milhão de brasileiros. O povo brasileiro vai salvar o Brasil”, disse Bruno Melo, um dos organizadores da manifestação em Petrolina.

Organizada por sindicatos, movimentos sociais, organizações estudantis e lideranças partidárias, o ato “Fora Bolsonaro, Pela vida, pelo Brasil e o povo nas ruas” ocorreu neste s[abado, 29, com a concentração realizada na Praça Maria Auxiliadora, no Centro da cidade.

Da praça, os manifestantes saíram, todos de máscara, com álcool em gel, em fileiras distanciadas, em passeata pela principais avenidas do Centro de Petrolina como as avenidas Souza Filho, Dom Vital, Souza Júnior, Guararapes, encerrando com uma parada na Concha Acústica ao lado da Catedral, dois dos principais símbolos turísticos e carões postais do município.

A parada foi para os agradecimentos dos organizadores pelo ato pacífico e ordeiro, sem maiores atritos e com o apoio das pessoas nas ruas, nos carros e no comércio, por onde o protesto passou.

Pegamos algumas falas dos participantes sobre a importância das pessoas voltarem às ruas, mesmo diante de uma pandemia, seguindo os protocolos, usando máscara, se distanciado, e cobrando o direito à vida que é a vacinação em massa e a saída do governo Bolsonaro do poder no Brasil.

Temos por exemplo a fala do vereador Gilmar Santos, de oposição, do PT petrolinense, que pede fora Bolsonaro e a antecipação das eleições. “Para evitar ainda mais mortes de nosso povo pobre, preto e vulnerável. Queremos emprego, vacina no braço e comida no prato. Dizendo sim à vida e não a Bolsonaro, Mourão, seu projeto genocida e se desgoverno”, frisou Gilmar.

A professora Neuma Guedes que esteve dando apoio ao ato, tachou. “Se o povo está nas ruas, mesmo com uma pandemia, é porque o presidente é pior que o vírus”, declarou a professora que integra o diretório municipal do Partido dos Trabalhadores em Petrolina.

O mestre em economia e diretor da GR Cidades, Geraldo Júnior, atentou que se não houver vacinação para todos, não haverá melhoria na economia do Brasil. “Se as medidas sanitárias tivessem sido tomadas da forma correta, a economia já tinha reagido. Sem uma boa gestão sanitária, a economia não volta a crescer”, avaliou Geraldo.

Lucindo Lima é da agricultura familiar e se mostrou revoltado com a falta de vacina para quem precisa e para o povo brasileiro. “Esse é um governo miserável que deixou faltar vacina para o nosso povo, para a gente, e temos sentido que pessoas de nosso convívio tem se infectado, alguns morrendo. Só o povo nas ruas para evitar que essa tragédia atinja mais nosso povo pobre e trabalhador”, disse Lucindo.

O médico Aristóteles Cardona, integrante da organização Consulta Popular e que atende em unidades de saúde públicas em Petrolina, demonstra a sua preocupação com o momento em que a pandemia tem cada dia mais matado brasileiros e infectando mais rápido.

“É importante ocorrer (a manifestação), haverá outros, para trazer à tona para as pessoas e para elas saberem o que está acontecendo. As pessoas estão morrendo”, alertou Ari.

Para Zezinho de Mindu, “mesmo que não está na manifestação, mas se posiciona em favor da vida, está junto com todos que saíram as ruas”.

Para o médico Marcos Heridijanio, até quem apoia Bolsonaro sabe que a vida estaria salva e de muitos jovens que estão morrendo. se não fosse esse descaso do governo com a pandemia e com a compra da vacina para imunizar os brasileiros bem antes do que começou.

“A gente não pode concordar com golpistas e quem está ao lado de Bolsonaro. O problema no Brasil é covardia, é desinformação. Temos que deixar de olhar fakes news na internet. Quem matou os que morreram do vírus não foi só Bolsonaro qye sabotou a vacina, mas os que apoiam Bolsonaro também”, declarou o ex-candidato a prefeito pelo Psol de Petrolina.

IMAGENS: IGTV @portaltribunane REPORTAGEM: Cinara Marques

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: