NordestePernambucoPolítica

Comerciantes lamentam incêndio que atingiu o tradicional Mercado da Encruzilhada, na zona norte do Recife

A fumaça foi observada logo cedo neste domingo, 3, pelos vizinhos, que postaram a tragédia num dos espaços mais queridos e movimentados na capital pernambucana.

Lamentos, tristeza, indignação de alguns. Assim podemos destacar as reações de comerciantes e moradores que moram ou que conhecem o tradicional Mercado da Encruzilhada, um dos mais frequentados do Recife, localizado na zona norte da capital pernambucana. O equipamento público amanheceu este domingo, 3/9, em chamas.

Logo, imagens se espalharam pelas redes sociais. Segundo a população local, o Corpo de Bombeiros não demorou muito, até porque o comando do BMPE é muito próximo do mercado, localizado na Avenida João de Barros, bairro da Boa Vista, área central, mas a via liga direto as duas regiões do Recife.

Entretanto, conforme relatos iniciais, a região por onde começou o incêndio era uma área de produtos inflamáveis, por isso as chamas terem se espalhado com muita rapidez.

As chamas foram vistas de vários pontos do bairro. Sete equipes do Corpo de a Bombeiros atuaram para conter as chamas.

DEPOIMENTOS

Segundo a proprietária de uma loja de roupas e acessórios, que também é moradora das redondezas, o incêndio teria se dado após homens entrarem no estabelecimento público e roubado fios elétricos.

“Meu pai ligou para mim me chamando, dizendo que o mercado estava pegando fogo. Quando eu cheguei, já tinham quatro lojas perto do sanitário dos homens pegando fogo. A gente está aqui do lado de fora”, explica a proprietária.

Amanda Jerônimo, que trabalha numa peixaria dentro do estabelecimento, conversou com a reportagem do jornal e portal (Folhape) Folha de Pernambuco e disse que um curto-circuito teria causado o incêndio. Além de reforçar o relato da entrevistada anterior sobre os possíveis roubos de fios, ela conta outro detalhe sobre o princípio desse incidente.

“Deu um curto-circuito na loja dos sapateiros, após o roubo dos fios. O fogo se alastrou, porque tem muito couro e plástico. A gente se desesperou e começou a sair, porque começamos a ouvir explosões e lá dentro têm restaurantes, venda de ração, peixaria… Tem muito plástico. Eu acho que está tudo destruído”, contou.

O proprietário da sapataria, Fernando Ferreira, contou que, após o início das chamas, ele tentou acionar o sistema de prevenção de incêndio do mercado, mas a tentativa foi frustrada.

NOTA DA PREFEITURA DO RECIFE

“Estamos atuando neste momento no incêndio que atingiu parte do Mercado da Encruzilhada. Não houve vítimas e o fogo está controlado. Equipes da Defesa Civil, do Controle Urbano, da Limpeza Urbana e da Conviva Feiras e Mercados estão no local para prestar o suporte necessário. Todo apoio será dado aos permissionários e, tão logo seja possível, serão iniciados os trabalhos para o suporte estrutural e a reconstrução da área atingida.” DO PERFIL @prefeiturarecife no Instagram.

O QUE DIZ O PREFEITO JOÃO CAMPOS

“Todo suporte será dado aos permissionários e já iniciamos os passos necessários para reconstrução da área atingida.”, repercutindo a nota da Prefeitura.

Mas nos comentários deste post do prefeito, moradores denunciam “que o suporte é pra dar aos comerciantes que usam o mercado, pois muitos permissionários sublocam o espaço”.

Outro comentário no instagram do prefeito colocou o seguinte: “Se tivesse feito um trabalho preventivo, talvez essa tragédia pudesse ser evitada. Há tempos que os comerciantes denunciavam as situações precárias do mercado e nunca foram atendidos. O atendimento imediato é o mínimo que pode fazer nesse momento.”

NOTA DO CORPO DE BOMBEIROS DE PE

No perfil oficial do Corpo de Bombeiros de PE ainda não havia nenhum post referente a tragédia do Mercado da Encruzilhada neste domingo, mas em reportagem da Folhape, o Corpo de Bombeiros informara que aproximadamente 10 box foram afetados pelo incêndio. As chamas foram controladas por volta das 10h30. A corporação realiza, neste momento outras operações na área ainda.

Mais informações sobre essa tragédia no Mercado da Encruzilhada que abriga muitos sertanejos, comerciantes que residem na capital do estado, logo mais nas próximas postagens.

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: