Notícias do ParlamentoPolítica

Compaz: obra do governo estadual paralisada leva vereador da base de Simão Durando na Câmara cobrar retomada dos serviços do equipamento

A pauta foi levada à sessão desta terça, 20, a primeira após o recesso prolongada dos vereadores petrolinenses, pelo Capitão Alencar. Ele registrou a premiação do programa pela ONU nas unidades do Recife. Já no interior, não existe informação sobre a retomada dos serviços em Petrolina que terá o primeiro Compaz fora da capital do estado..

NOTÍCIAS DO PARLAMENTO – Premiado, dando resultados e com obrada paralisada na terceira maior cidade de Pernambuco e a maior do sertão. Esse é o Compaz – Centro Comunitário da Paz – uma das principais políticas públicas sociais criadas na Prefeitura do Recife, mas que se transformou numa ação estadual através do ex-governador Eduardo Campos pouco antes de sair da gestão e se candidatar a presidente da República.

Este mês o Compaz até foi premiado pela ONU – Organização das Nações Unidas – com o prefeito do Recife, João Campos, PSB, recebendo a honraria nos EUA.

Petrolina foi contemplada na gestão do sucessor de Campos, o ex-governador Paulo Câmara no segundo governo dele como a primeira do interior a receber uma unidade do programa localizado nas instalações do antigo Centro da Juventude, bairro Areia Branca, zona leste da cidade.

Uma ação do então deputado estadual Lucas Ramos, PSB, mas a obra demorou a ser iniciada, começou só no final da gestão e foi paralisada pela governadora Raquel Lyra assim que tomou posse para auditoria nos contratos da ação. Por isso o equipamento está longe de virar realidade na ‘capital do sertão’.

E este foi o cenário apresentado na fala do vereador Capitão Alencar, da bancada do governo municipal da Câmara de Vereadores de Petrolina. Ele apresentou um requerimento à governadora Raquel Lyra, PSDB, solicitando informações sobre o andamento da obra que está completada parada atualmente.

O vereador registrou a premiação do programa pela ONU nas unidades do Recife que foi recebida pelo prefeito João Campos, PSB. Já no interior, não existe informação sobre a retomada dos serviços em Petrolina que terá o primeiro Compaz fora da capital do estado.

“O Compaz é um conjunto de estruturas com obras a serem concluídas, com assistente social, médico, psicólogos, diversos serviços para receber a população, um espaço de acolhimento e de prestação de serviços e que tivemos a informação que a unidade de Petrolina está com as obras paradas e por isso solicitei explicações à governadora Raquel Lyra para que ela conclua o mais rápido possível essa obra”, disse Capitão Alencar.

PALANQUE

Perguntamos ao vereador se existe ainda uma questão política com a gestão passada do PSB e que isso tem atrapalhado a conclusão e entrega de um equipamento público tão importante como política pública social que tornou o Compaz tão aguardado pelo povo petrolinense? Alencar frisou que a gestão de Raquel Lyra parece que ainda não desceu do palanque.

“Acredito eu ainda que o palanque ainda não foi desarmado entre a governadora Raquel Lyra e a antiga gestão e isso quem tem sofrido as consequências é a sociedade. Se ela for fiscalizar cada contrato público que foi assinado pela gestão anterior o que se percebe é que fica mais difícil o estado concluir os serviços”, declarou Capitão Alencar.

“Mais uma vez é um governo virado justamente para o sertão”, criticou o vereador Capitão Alencar.

O OUTRO LADO

Vereador Ronaldo Silva (foto divulgação nilzete brito)

Presente na sessão, o vereador Ronaldo Silva, PSDB, rebateu o colega governista. O companheiro de partido de Raquel Lyra disse que a governadora está trabalhando para “acabar com a malandragem que existia na gestão passada. Então o Capitão Alencar que se informar das ações que a governadora vem realizando em Petrolina como o R$ 1 milhão investido numa obra aguardada muitos anos que era o abastecimento d’água para o moradores do bairro Henrique Leite e acabou o problema. O vereador tem que ver um pouco mais o que a governadora vem fazendo em nossa cidade e são obras de qualidade com vida útil para 20, 30 anos como a pavimentação das PEs nos projetos irrigados”, rebateu Ronaldo.

Sobre a auditoria de todas as ações deixadas pela gestão anterior motivar o atraso e paralisação do que ficou em execução ou para executar atrapalhar ainda mais as entregas e assim rebater as críticas de opositores, Ronaldo frisou que o papel de Raquel Lyra é trabalhar com transparência sem parar para dar atenção aos críticos de sua gestão.

“O governo passado não acompanhou o crescimento de nossa cidade como no caso da Compesa quando não se investiu nada, mas foram eles os governistas que estavam neste governo do PSB e não trabalhou por Petrolina. Então ela vai resolver os problemas, mas não pode ser é de um dia pra noite, diferente do grupo do vereador que esteve muito tempo no poder e não resolveu os problemas de nossa cidade”, complementou Ronaldo Silva.

LUCAS RAMOS

Conversamos por mensagem de whatsapp com o deputado federal Lucas Ramos, PSB, que é o responsável por Petrolina ser contemplada com o primeiro Compaz no interior de Pernambuco e questionamos se ele tem solicitado informações sobre a obra. Veja a resposta abaixo:

Deputado Lucas Ramos
foto divulgação
Compaz de Petrolina (foto blog carlos britto divulgação)

“A governadora Raquel Lyra suspendeu as obras do Compaz, e não deu previsão alguma para retomar. Estive com ela em duas oportunidades tratando o assunto, cobrando a retomada das obras, mas não houve alteração na situação. Não há aporte de recursos, alega”.

Segundo Lucas, não há sequer a definição da Unidade Gestora responsável pela obra, que no governo Paulo Câmara era gerenciada pela Secretaria de Projetos Especiais.

“Na mudança do governo, houve sinalização para levar para a Secretaria de Educação, mas não sei confirmar se já foi feita essa transição”, declarou o deputado.

DESCONTINUADO?

foto blog de jamildo divulgação

Num post do Blog de Jamildo, o deputado estadual do PSB, Rodrigo Farias, destacou que tem solicitado esclarecimentos sobre as obras do Compaz de Petrolina, Arcoverde e Bonito. No post, é dito que a política do Compaz que foi premiado pela ONU está muito atrelada aos socialistas e que por isso corre o risco de ser descontinuado pela gestão Raquel Lyra.

Conforme Rodrigo, entre maio e junho de 2022, o então governador Paulo Câmara autorizou o início da construção de dois COMPAZ no interior, Arcoverde e Petrolina, no Sertão, e anunciou a construção de outro em Bonito, no Agreste. Ele fez a cobrança para a continuidade e andamento do programa no estado através de Pedido de Informação,

“Desde que assumiu o governo do Estado, em janeiro de 2023, a governadora Raquel Lyra nunca falou sobre o assunto. Os COMPAZ não são sequer citados no Juntos pela Segurança, que é o plano contra a violência da gestão Raquel Lyra, lançado no fim do ano”, pontuou o parlamentar.

Segundo Farias, aos anunciar a construção das unidades de Arcoverde, Petrolina e Bonito, o ex-governador Paulo Câmara teria garantido mais de R$ 30 milhões para as obras.

“É importante que a governadora não desista dos COMPAZ. E é importante também que ela diga o andamento das obras, o planejamento de inauguração, se existem planos de novas unidades ou se realmente desistiu de construir COMPAZ em Pernambuco”, destacou o deputado.

O blog informou que os Centros Comunitários da Paz foram criados durante a gestão do ex-prefeito do Recife Geraldo Julio, que inaugurou quatro unidades – Alto Santa Terezinha, Cordeiro (Roda de Fogo), Caxangá e Ilha Joana Bezerra (Coque).

PALAVRA DO GOVERNO

O PORTAL TRIBUNA NORDESTE entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do governo do estado, mas ainda nesta manhã de quarta, 21, quando postamos essa matéria às 8h a resposta ainda não havia chegado. Tendo o retorno, traremos os devidos esclarecimentos do governo de PE para a população petrolinense e dos demais municípios que aguardam ansiosos a conclusão dessa obra que tem impacto social de forte alcance para o povo em situação de vulnerabilidade social no estado, visto que foi premiado pela ONU.

 

 

Por Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

 

 

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: