A Avenida Terezinha Campos, no bairro João de Deus em Petrolina, sertão do estado, está recebendo intervenções da Compesa. É nesta via que fica localizada a principal rede coletora de esgoto do bairro e os serviços em execução são para solucionar as recorrentes obstruções e dar mais fluidez à rede.
A Compesa destaca ainda que os mais de 12 mil metros de rede coletora do João de Deus estão sobrecarregados com resíduos sólidos e areia, além da falta de drenagem de águas pluviais. Dessa forma, todo esse material acaba caindo na rede durante o período chuvoso e causando danos ao sistema de esgotamento sanitário.
Por isso, a Compesa está recuperando, substituindo trechos da rede e refazendo poços de visita (equipamentos por onde é feita a manutenção da rede de esgoto).
“Especialmente após o período chuvoso, há essa sobrecarga na rede de esgotamento. E no João de Deus, que é um dos bairros mais antigos de Petrolina e possui uma rede ampla, esses ajustes são necessários. Nossa expectativa é que no próximo período chuvoso, a rede suporte com mais tranquilidade essa sobrecarga”, pontuou o gerente da Unidade de Negócios da Compesa São Francisco, Alex Chaves
Ainda de acordo com Alex, um dos grandes problemas que a companhia enfrenta é o mau uso da rede.
“Temos registros de furto das tampas de ferro dos poços de visita, além da abertura irregular deles para descarte de lixo, entulho de construção, pneus e até animais mortos”, pontuou Alex Chaves.
Os trabalhos na rede coletora do João de Deus devem ser finalizados até o final deste mês de abril.