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Compras e informações veterinárias online devem seguir em alta

Tutores acreditam que o hábito deve continuar mesmo após a pandemia

por Sérgio Dias, especial para o Tribuna Nordeste

A pesquisa Radar Pet 2021, realizada pela Comissão de Animais de Companhia – COMAC mostrou que a pandemia trouxe algumas mudanças nos hábitos dos consumidores e, entre elas, está o aumento nas compras online e busca por serviços de forma remota no mercado pet.

 

O levantamento mostrou que 74% dos tutores de animais afirmaram fazer mais compras pela internet a partir de março de 2020 e mais: 90% destes acreditam que o hábito irá continuar mesmo após a pandemia.

 

“No varejo pet brasileiro, a venda online tinha uma representatividade baixa antes da pandemia. Cerca de 3% a 5% do consumo era realizado por esse canal. Durante os meses críticos de isolamento social, houve uma aceleração muito grande das vendas através dos meios digitais. Depois dessa experiência inicial, a maioria dos tutores deve manter o uso dos e-commerces para adquirir produtos para seus animais”, explica Leonardo Brandão, coordenador da COMAC.

 

O período também fez com que os tutores se preocupassem mais com a saúde dos pets. Cerca de 66% dos entrevistados buscaram artigos e textos online sobre medicamentos ou bem-estar voltados para animais de companhia. O mesmo percentual também assistiu vídeos e lives sobre a temática. Dentro do universo digital, 39% ainda começaram a seguir algum influenciar digital ou página focada em pets – olha aí a importância da nossa coluna semana sobre os Pets.

 

Os médicos veterinários entrevistados também relatam que a pandemia fez com que a comunicação com tutores por meio das redes sociais crescesse. Outro ponto relevado pela pesquisa é de que pelo menos um terço dos tutores comprou alguma medicação veterinária por e-commerce na pandemia.

 

Outros comportamentos revelados pelo estudo apontam que 72% das pessoas, de forma, geral passaram mais tempo navegando online. Apesar da forte presença digital, o período também serviu para que 73% conseguissem aproveitar mais a companhia dos pets. Para 86%, esse tempo de qualidade deve se manter mesmo com a normalização das atividades.

 

Para a maioria deles, 2020 foi o ano da primeira compra desse gênero de produtos via online. A avaliação dessa modalidade de compra foi muito positiva. Entre os que ainda não adquiriram medicamentos online, aproximadamente metade se declara disposta a comprar. Além disso, como já destacado anteriormente, o gênero mercado online cresceu exponencialmente na pandemia e é um hábito que a maioria dos consumidores acredita que irá manter no futuro.

 

“Houve uma digitalização muito forte no Brasil no ano passado e nós sentimentos que os veterinários e o varejo pet tiveram que se comunicar com os tutores por meio de plataformas digitais. Temos muitos exemplos, desde redes de lojas que começaram a utilizar mais as redes sociais até quem entrou já digitalizado. As pessoas buscaram mais informação na internet e os veterinários e lojistas buscaram utilizar as mesmas ferramentas para se comunicar com seus clientes”, finaliza Leonardo.

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Cinara Marques

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