Política

Conquistas e histórico de lutas fazem este 17 de fevereiro um dia emblemático para o trabalhador e trabalhadora assalariados rurais em Petrolina

STTAR homenageia categoria listando as muitas conquistas ao longo de quase 61 anos da entidade.

Hoje, 17 de fevereiro , é o Dia do Trabalhador Assalariado Rural do Vale do São Francisco. A data de 17 de fevereiro foi escolhida porque marca o movimento sindical com a assinatura da primeira Convenção Coletiva da categoria na região, em 1994.

A primeira CCT tinha 67 cláusulas. Essa convenção foi a pioneira no Brasil do setor de fruticultura, ficando então conhecida como Salada de Frutas.

“A primeira convenção marca o início da mudança da realidade dos trabalhadores assalariados. Antes dela, trabalhar como rural era muito mais difícil. O trabalhador não tinha ponto de apoio, transporte gratuito, não havia dia de pagamento definido. Eram muitas irregularidades, mas a partir de quando começamos a nos organizar, através do movimento sindical, hoje podemos celebrar essas e muitas outras conquistas”, comentou a presidente do STTAR Petrolina, Maria Joelma.

Em Petrolina, o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora Assalariados Rurais faz parte do calendário municipal, através da aprovação de um Projeto de Lei da Câmara de Vereadores de Petrolina, em 30 de setembro de 2021.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: