Política

Conselho Estadual de Educação avalia Facape para a chegada do curso de Medicina na instituição

Educação/Coluna Ambiente das Letras

Com Assessoria de Imprensa

Nesta quarta-feira (24), a Faculdade de Petrolina – Facape, recebeu as avaliadoras do Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE-PE), Carolina da Paz e Marianne Sabino, como parte do processo para a implantação do curso de medicina na instituição.

Foi apresentado o plano pedagógico criado para o curso, oferecendo modelos de infraestrutura, metodologia e descrevendo processos pedagógicos. Na primeira etapa da apresentação, pela manhã, foi realizada uma conversa sobre como funciona o projeto, onde as avaliadoras conheceram a infraestrutura da Facape para receber o curso de medicina, onde foram apresentadas todas as plantas dos laboratórios do curso e os locais onde esses laboratórios serão instalados.

As plantas das salas de tutoria também foram apresentadas, já que são obrigatórias, por se tratar de um curso que tem em projeto, aulas baseadas em metodologia ativa. O corpo diretivo da Facape ainda apresentou a biblioteca física e todo o processo licitatório de compra de livros que também é obrigatório, além da biblioteca virtual que oferece mais de 100 mil livros referentes à saúde, disponíveis pela plataforma online.

A tarde foi realizado outro encontro, com o objetivo de mostrar em números e dados, toda a rede municipal de saúde. Participaram do momento, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho; o deputado estadual, Antonio Coelho, a secretaria de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, o presidente da Facape, Antônio Habib, os diretores executivo, financeiro e acadêmico da Facape, José Alberto, Ivony Dourado e Vânia Lasalvia; os professores do Núcleo Docente Estruturante da instituição.

“Estamos embarcando num grande projeto que terá um legado duradouro. Isso se compara à chegada da Univasf. Um projeto que quando realizado conseguiu aumentar muito a taxa de crescimento da população de Petrolina”, declarou o deputado estadual Antonio Coelho.

Avaliadoras e equipe da Facape (Foto Ascom divulgação)

“Essa visita que o Conselho Estadual de Educação está fazendo é importante pra conhecer toda a nossa estrutura da atenção básica, a estrutura física que a Facape possui e principalmente o potencial humano, a nossa gente, as pessoas que vão transformar esse sonho em realidade. Estamos muito otimistas, animados, que tendo a aprovação do conselho a gente vai tornar o curso de Medicina da Facape em realidade aqui em Petrolina,” relatou o prefeito Miguel Coelho.

Esta quinta, 25, ficou reservada para as visitas dos técnicos do CEE nas Unidades Básicas de Saúde do município, dentro de parte do processo de apresentação de toda a rede de saúde com vistas ao funcionamento do curso.

“Estamos vivenciando um momento histórico para a Facape e para Petrolina. Uma faculdade municipal do Sertão de Pernambuco que se propõe a implementar um curso de Medicina para formar médicos da família e que tem como premissa, priorizar o acesso ao curso, para os estudantes que sejam, comprovadamente, oriundos do Sertão do São Francisco. A visita, também serve para mostrar às avaliadoras, dentre outros itens, a infraestrutura da rede de saúde do município e ver, de fato, todo campo de estudo e de estágio, conforme estabelecemos no Projeto Pedagógico do Curso”, conclui o presidente da Facape, professor Antonio Habib.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: