AgronegócioPolítica

Crea-PE reconhece e celebra a Agronomia de Petrolina como destaque no desenvolvimento de Pernambuco

Conselho pernambucano lança, dia 26 de outubro, primeira Edição do CreAgro, com palestra de Guilherme Coelho e homenagens a agrônomos da região

A agronomia de Petrolina e região tem motivos de sobra para celebrar seu desempenho econômico e impacto no desenvolvimento de Pernambuco. Reconhecer sua importância é incentivar seu crescimento. O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PE) aproveita o mês em que se celebra o Dia do Agrônomo para lançar a primeira edição do CreAgro. O objetivo do evento é discutir temas de relevância para a agricultura regional, com foco no desenvolvimento econômico e sustentável do Vale do São Francisco.

O CreAgro marca, além da celebração, a apresentação de novas oportunidades de negócio para a fruticultura irrigada, o carro-chefe da produção econômica da cidade. Para isso, será realizada a palestra “Perspectivas da Fruticultura do Vale do São Francisco, para Atender ao Mercado Chinês e Indiano”. À frente da apresentação, o engenheiro agrônomo, presidente da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrasfrutas), Guilherme Coelho. Sua ligação com o setor passa por sua vida profissional, empresarial e política, quando foi prefeito de Petrolina por dois mandatos.

Petrolina foi escolhida para sediar o evento por sua forte ligação com a Agronomia. E os números reforçam isso. Considerando o volume de produção, a cidade sertaneja é conhecida como a “capital da uva” no Brasil. O município pernambucano registra a maior colheita da fruta do País. No ano passado, por exemplo, só com uva, foram 236 mil toneladas. Não é à toa que o cultivo da uva é a campeã na geração de empregos em Petrolina e a produção de manga fica com o terceiro lugar em vagas de trabalho.

Apenas a safra de uvas recebeu a avaliação de preço na casa de R$ 1,2 bilhão, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Boa parte da colheita se destina a produzir vinhos finos. A opção de abrir frente de exportação para outros mercados, como China e Índia, ampliará ainda mais os números do setor, com rebatimento na economia, emprego e desenvolvimento.

O Crea Pernambuco, como casa da Agronomia, também abre espaço para o reconhecimento e incentivo aos profissionais do setor. Haverá a entrega de Certificados de Mérito a agrônomos num reconhecimento a seus trabalhos, desempenho e contribuições para o setor, indicados por suas entidades. Nesta edição, serão homenageados três segmentos: Revenda de Insumos Agrícolas e Consultoria, com a indicação de nomes da Associação do Comércio Agropecuário do Vale do São Francisco (Acavasf); e Assistência Técnica e Extensão Rural, com a indicação de nomes do Sindicato Rural Patronal de Petrolina.

A primeira edição do CreAgro acontece na noite do dia 26 de outubro (quinta-feira), a partir das 19h, numa realização do Crea-PE, no auditório do Petrolina Palace Hotel. O evento marca uma grande celebração da Agricultura petrolinense, num encontro com troca de conhecimentos, debates propositivos, reconhecimento profissional e incentivo ao desenvolvimento sustentável.

O que: 1ª Edição do CreAgro
Quando: 26 de outubro (quinta-feira)
Horário: 19h
Onde: Auditório do Petrolina Palace Hotel

 

 

 

 

 

com assessoria de comunicação

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: