De agora
Da estrada para o ar: Itapemirim passa a ser também Ita Transportes Aéreos
Por Autonews - Com a pandemia, país deverá ganhar novas companhias aéreas
Com CNN Brasil
Em meio à pandemia de covid-19 e o forte impacto no setor aéreo, o Brasil deve ganhar novas companhias aéreas nos próximos meses. Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), quatro empresas estão em processo para obter o Certificado de Operador Aéreo (COA) para poderem operar no Brasil.
A mais avançada e que promete ser a maior delas é a Itapemirim, que recebeu seu primeiro avião em fevereiro e está em fase final de aprovação junto à Anac. A empresa pretende iniciar suas operações com dez aviões do modelo Airbus A320. As demais companhias aéreas que pretendem operar no Brasil têm o foco mais regional, com aviões de pequeno porte.
O movimento de criação de novas companhias aéreas em meio à maior crise do setor não ocorre apenas no Brasil. Se a pandemia reduziu drasticamente a quantidade de voos por conta das restrições de circulação de pessoas, abriu oportunidades para empresas que chegam ao mercado de olho na retomada do setor.
Além disso, muitas companhias aéreas tradicionais se viram obrigadas a promover uma redução de frota. Com isso, o mercado está com uma grande oferta de aviões usados disponíveis para leasing a preço reduzido.
“Uma pandemia é o melhor momento para abrir uma companhia aérea porque os custos estão muito baixos”, afirmou o CEO da Flypop, Nino Judge, em entrevista ao CNN Business. “Tudo está pela metade do preço – o que você precisar está pela metade do preço”. A Flypop é uma startup do Reino Unido que deseja oferecer passagens a baixo custo para voos de longa distância.
As futuras companhias aéreas brasileiras também pretendem aproveitar esse fenômeno para entrar no mercado com custos reduzidos de operação. A Itapemirim, por exemplo, assinou contratos de leasing de aviões que haviam sido estocados por empresas que voam na Espanha e na Índia e tiveram a demanda reduzida.
ITA TRANSPORTES AÉREOS
A novo empresa de transportes aéreos do Brasil vem de uma marca vencedora no transporte rodoviários, a Itapemirim. Agora aposta na aviação com a criação da Ita Transportes Aéros que está em fase de Inspeções e demonstrações operacionais.
Esta será a segunda investida do grupo no setor aéreo (a empresa operou no transporte de carga nos anos 1990). A Itapemirim pretende iniciar suas operações com dez aviões e voando para destinos como São Paulo, Ribeirão Preto (SP), Presidente Prudente (SP), Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Goiânia (GO).
O primeiro avião chegou ao Brasil em fevereiro e, em março, recebeu uma pintura nova com a fuselagem na cor amarela utilizada nos ônibus da empresa. A aeronave tem sido utilizada para voos de teste e no processo de certificação junto à Anac.
OUTRAS COMPANHIAS
Asas Linhas Aéreas
Situação: Análise de documentos, manuais e programas
Com sede em São José dos Campos (SP), a companhia deve iniciar suas operações exclusivamente com o transporte de carga. O primeiro avião da frota deve ser um Boeing 727-200F. O transporte de passageiros deve acontecer a médio ou longo prazo, segundo os diretores da companhia já afirmaram em entrevistas recentes. A empresa espera iniciar seus voos ainda este ano.
Nella Linhas Aéreas
Situação: Orientação prévia
Ainda na fase inicial do processo de certificação junto à Anac, a Nella tem planos de ser uma companhia aérea com voos regionais. A principal base de operação deverá ser o aeroporto de Brasília, operando rotas para cidades do Nordeste que ainda não contam com ligações aéreas. A empresa pretende voar com um ATR-42 com capacidade para cerca de 40 passageiros. Ainda não há previsão para o início das operações.
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