De agora

Declarada na madrugada desta quinta, 24, a investida da Rússia contra a Ucrânia realiza segundo ataque

Com ameaças de responder “da forma que a história nunca viu”, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou um segundo ataque à Ucrânia agora no começa da manhã desta quinta, 24. A ofensiva dos russos foi iniciada ainda na madrugada, horário do Brasil.

O conselho de segurança da Organização das Nações Unidas – ONU – está de prontidão diante da crise do leste europeu e orientou o recuo do presidente russo. Mas, Putin autorizou um segunda ataque já.

Há imagens de explosões e movimentações de tanques em diferentes cidades ucranianas. Putin disse às forças ucranianas que deponham as armas e voltem para casa.

Pouco após o anúncio da invasão feito por Putin, começaram relatos na imprensa de sons de explosões e artilharia nas cidades ucranianas de Kharkiv e Kiev, entre outras. Centros de comando militar nessas duas cidades foram atacados com mísseis, segundo disse uma fonte do Ministério do Interior a um site ucraniano. O aeroporto da capital foi esvaziado e teve os voos suspensos.

Mais cedo, um assessor do Ministério do Interior da Ucrânia disse que um bombardeio deixou um morto e um ferido em Brovary, na região de Kiev.

Um conselheiro do ministro do Interior ucraniano, Anton Gerashchenko, disse que tropas russas desembarcaram na cidade de Odessa e cruzam a fronteira na cidade de Kharkiv.

REAÇÃO AMERICANA

Os Estados Unidos reagiram imediatamente afirmando que o ataque da Rússia é injustificável e que pagará pelo que está causando ao mundo.

“As orações de todo o mundo estão com o povo da Ucrânia esta noite, que sofre um ataque não provocado e injustificado das forças militares russas. O presidente Putin escolheu uma guerra premeditada que trará uma perda catastrófica de vidas e sofrimento humano. A Rússia sozinha é responsável pela morte e destruição que este ataque trará, e os Estados Unidos e seus aliados e parceiros responderão de forma unida e decisiva. O mundo responsabilizará a Rússia”, diz comunicado do presidente Joe Biden divulgado após o anúncio de Putin.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, havia alertado nesta quarta-feira que a Rússia poderia invadir a Ucrânia “antes do fim da noite”.

O PORTAL TRIBUNA NORDESTE acompanha a crise do leste europeu durante todo o dia, aqui no site e em nossas plataformas digitais.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: