Política

Decreto sobre transporte complementar é celebrado pela deputada Dulcicleide Amorim

Redação Portal Tribunna com ASCOM

A deputada Dulcicleide Amorim (PT) registrou, na Reunião Plenária desta segunda (7), a publicação, pelo Estado, do Decreto nº 48.052/2019, que institui o Transporte Complementar Intermunicipal de Passageiros. “A medida significa uma vitória ímpar para a categoria e um compromisso fielmente cumprido pelo Governo de Pernambuco”, avaliou.

O decreto estabelece que a atividade depende de autorização prévia do Poder Público, e não inclui a Região Metropolitana do Recife. Esse tipo de transporte de passageiros poderá ser realizado em micro-ônibus, miniônibus, minibus e microbus. A normatização será feita por meio de resolução da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI).

Dulcicleide relatou o temor entre os trabalhadores gerado pela Lei Federal nº 13.855/2019, que aumenta a punição para quem realiza essa atividade de forma irregular. A parlamentar ressaltou que a regularização deste serviço foi solicitada por ela em agosto, por meio de uma indicação endereçada ao governador Paulo Câmara. O pedido foi feito também para a Secretaria Estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos.

De acordo com a petista, ao observar “a necessidade de os trabalhadores exercerem de forma digna suas atividades”, ela solicitou, ainda, uma reunião deles com técnicos da EPTI, realizada no dia 6 de agosto. O encontro resultou na formação de uma Comissão Especial Interdisciplinar para promover estudos, propostas e encaminhamentos referentes à regularização do transporte intermunicipal de passageiros.

“As pessoas que executam o transporte clandestino de passageiros não se sentem confortáveis nessa situação. Temem levar multa, ter seus veículos retidos e responder criminalmente. Nosso papel como legislador é contribuir para que as soluções se efetivem atendendo ao interesse da população pernambucana”, agregou.

Em aparte, o deputado Antonio Fernando (PSC) ressaltou a importância do transporte alternativo para a população do Interior. “A Assembleia Legislativa teve um papel importante na defesa desses profissionais. Precisamos também debater e aperfeiçoar a legislação para o transporte alternativo”, defendeu.

Doriel Barros (PT), por sua vez, afirmou que a aplicação da lei federal pode trazer prejuízos não apenas para os condutores, mas também para a população. “As pessoas, muitas vezes, só têm esse transporte para se deslocar em busca de atendimento médico, por exemplo. Esse é um tema importante que necessitava de uma intervenção urgente do Governo do Estado”, observou.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: