ColunasNotícias do ParlamentoPolítica

Denúncia: Presidente do Sintraf Petrolina revela que presidente da Câmara Municipal alegou que não cederia o plenário da Casa para congresso da categoria por ela não ter votado nele

Isalia Damascena revelou que esse teria sido o motivo alegado pelo vereador Aero Cruz por não ceder o espaço para o 2º Congresso da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco. Na sessão de quinta, 17, o vereador Gilmar Santos questionou negativa. Aero confundiu o ato do Sintraf com política partidária e frisou que não iria ceder o espaço.

Cinara Marques, da redação do Tribuna Nordeste

Por Noticias do Parlamento – Durante entrevista ao programa Super Manhã, da Rádio Jornal Petrolina, da sexta, 18 reprisado neste sábado, 19,, a agricultora Isalia Damascena, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Petrolina (Sintraf), fez uma grave denúncia contra o presidente da Câmara Municipal, o vereador Aero Cruz, MDB.

Aero Cruz negou a cessão do plenário da Câmara Municipal para sediar o 2º Congresso da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco, marcado para 4 de março, um dia de sexta-feira, portanto, fora da pauta de sessões plenárias que ocorrem terças e quintas.

Conforme Isália, ela tinha encaminhado ofício no começo do mês ao presidente, solicitando a liberação do plenário da Casa Plínio Amorim para sediar o evento. Ela lembrou que nunca teve problema em realizar eventos do Sintraf na Casa.

Diante da demora da resposta, a presidente procurou então o vereador Aero Cruz que primeiro por telefone disse que não tinha resposta ainda e também não saberia se iria atender já que ela não era sua eleitora.

“Ao ouvir essa resposta, levei como brincadeira e fui então pessoalmente procurar o presidente Aero Cruz, diante da data do Congresso vir se aproximando. Ele alegou não poder ceder o plenário, que a Câmara estava em reforma, mas eu lembrei a ele que o plenário funciona normalmente. O presidente voltou a dizer, agora pessoalmente, que por eu não ter votado nele, a Câmara não serviria para evento político-partidário”, declarou Isália.

Ainda na entrevista, a presidente do Sintraf acrescentou: “Respondi que o evento era político sim, mas para discutir políticas públicas dos agricultores familiares e que não era caso de eu ter votado nele não. A liberação era para os agricultores e agricultoras que com certeza alguns desses deve ter dado algum voto a ele. Já fizemos outros eventos lá e nunca tivemos nenhum problema. Agora estamos viabilizando com a Univasf o seu auditório, mas fica esse comportamento do presidente Aero Cruz que vai de encontro à causa da agricultura familiar de nosso município”, lamentou Isália Damascena que esteve na Câmara durante a sessão da quinta, 17.

GILMAR SAI EM DEFESA DO SINTRAF

Durante a sessão, o vereador e professor Gilmar Santos, PT, solicitou uma posição diferente da negativa, informada à presidente do Sintraf pelo presidente Aero Cruz. Gilmar frisou que a Casa é do povo e os agricultores familiares estão inseridos nessa premissa. Ele lembrou que recentemente. o espaço da Câmara serviu para realizar dois velórios, um gesto tradicional que promove também solidariedade, num gesto de atenção ao povo.

“Essa Casa sempre teve o compromisso com o povo. Nós tivemos recentemente, dois velórios e é importante que a Câmara continue com esse finalidade. Nós compreendemos que essa Casa que é a Casa do povo, sempre esteve aberta as diversas manifestações de organizações que têm solicitado aqui. Nós solicitamos que a Casa permaneça assim, com esse compromisso, numa afirmação da democracia. E, permanecendo com a demonstração de solidariedade como ocorreu recentemente em dois velórios ocorridos aqui. Peço o apoio dos colegas que têm compromisso com a agricultura familiar para que a gente possa ter essa atividade realizada aqui”, declarou Gilmar que completou.

“Apelo para que vossa excelência possa rever essa posição”, destacou em sua fala ao se referir ao presidente Aero Cruz.

O presidente respondeu à solicitação do Sintraf e do vereador Gilmar, mas num discurso distorcido sobre o real objetivo do encontro dos agricultores familiares, misturando política pública com política partidária.

“Esta Casa não servirá de palanque político-partidário para nenhum vereador que queira se candidatar aqui. Estamos aqui para prestar contas à população, mas essa estrutura que nós temos, esse debate não será realizado nesta Casa. Não é uma discussão de uma agenda lá fora, queria trazer esse debate. Essa agenda é analisado pelo diretor, pelo presidente. Essa resposta é dada no tempo hábil. Enquanto tiver presidente quem diz a agenda desta Casa aqui sou eu. Portanto, não vai ser trazido para esta Casa, politica partidária para trazer e se debater, porque está tentando um cargo eletivo seja ele qual for. Quero dizer com qualquer um que seja candidato aqui”, disse Aero.

Isália que neste fato está em um os momentos em que a Casa Plínio Amorim não colocava objeção para destinar o plenário para as causas da agricultura familiar (foto divulgação)

A argumentação considerada equivocada pela diretoria do Sintraf, esclarece ao presidente qu o congresso é de discutir política pública e não partidária como ele discursou para não atender o pleito dos trabalhadores da agricultura familiar de Petrolina.

Na avaliação do movimento de agricultores familiares, a justificativa de Aero Cruz tem mais cunho ideológica/político do que administrativo por comandar a Casa Plínio Amorim. É lamentável tal comportamento, até porque, afirma Isália, agricultores familiares também votam e com certeza o presidente deve ter recebido alguns desses votos.

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: