NotíciasTRIBUNNA Rural

Distribuição de sementes beneficia mais de 15 mil agricultores de Serra Talhada

O investimento de $ 1.095.600,00 vai beneficiar 11 municípios da Região

Os agricultores da Região de Serra Talhada começam a receber as sementes do Programa Campo Novo, do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco (SDA), nesta terça-feira (08). O presidente da instituição, Kaio Maniçoba, e o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Martins, realizam a primeira entrega às 10h, na sede da Gerência Regional do IPA, em Serra Talhada.

Serão 91.300 quilos de sementes de milho e sorgo forrageiro, alcançando 15.217 agricultores familiares de 11 municípios ligados à Gerência Regional de Serra Talhada. São eles: Betânia, Calumbi, Custódia, Floresta, Itacuruba, Jatobá, Petrolândia, Santa Cruz da Baixa Verde, Serra Talhada, Tacaratu e Triunfo.

“Para 2022, adquirimos mais de R$ 13 milhões, o triplo do orçamento anterior. Um recorde, já que é o maior valor dos últimos 10 anos”, destaca Kaio. Nessa primeira etapa, serão 491.640 quilos de sementes de milho e sorgo forrageiro, alcançando 81.940 agricultores familiares do Sertão do Araripe, Pajeú, São Francisco, Itaparica, Central e Moxotó. A próxima etapa vai contemplar os agricultores do Agreste.

Criado em 2019, o Programa Campo Novo, do Governo de Pernambuco, tem como objetivo apoiar o desenvolvimento rural de Pernambuco, por meio do fortalecimento da agricultura e da elevação da qualidade e eficiência da produção agrícola e do combate à pobreza rural.

“O foco é a distribuição das sementes para os agricultores familiares exatamente no início da quadra chuvosa, permitindo o plantio durante esse período no Semiárido do Estado”, explica Kaio. As sementes distribuídas são selecionadas a fim de atender às necessidades dos agricultores e às condições de solo e clima de cada região de desenvolvimento.

“Mesmo diante da pandemia, o Governo de Pernambuco e a SDA mantêm o compromisso de apoiar a Agricultura Familiar, ampliando a distribuição de sementes, observando as normas de segurança sanitária e garantindo que a população rural esteja preparada para o plantio, assegurando qualidade de vida e renda para o campo”, afirma o secretário de Desenvolvimento Agrário, Claudiano Filho.

Ele reforça ainda a importância dessa ação, já que o programa fortalece o setor e eleva a qualidade de vida da Zona Rural. “ Além disso, a Agricultura Familiar é a maior produtora de alimentos básicos para o nosso estado e as sementes distribuídas no Programa Campo Novo desempenham um papel importante e fundamental para garantir aos agricultores familiares uma fonte de recurso genético de alta qualidade genética e com característica de adaptação às condições locais”, destaca o secretário de Desenvolvimento Agrário Claudiano Martins.

(Assessoria de Imprensa)

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: