Cultura e TurismoPolítica
Editora CLAE convida autores e autoras para participar da XV edição da revista As Flores do Mal
Da ideia inicial para cá já se vão 20 anos. Foi em 2003 que João Gilberto Guimarães Sobrinho e John Williams Bezerra se juntaram para produzir e lançar a revista As Flores do Mal, título que homenageou o poeta francês Charles Baudelaire – uma das grandes expressões da literatura moderna. E nunca mais parou. Neste ano de 2023, As Flores do Mal chega à sua 15ª edição depois de 3 anos sem publicação, mas que vem através de projeto aprovado no Edital da Lei Paulo Gustavo realizado pela Prefeitura de Juazeiro/BA.
Nada mais justo que comemorar estes 20 anos com mais uma revista lançada seguindo seus moldes tradicionais de trazer em suas páginas textos de diversos poetas e poetisas não só do Vale do São Francisco como de todo o Brasil e outros países, dada a gigantesca abertura do leque que a produção literária local conseguiu atingir.
Desde sua primeira edição, a revista As Flores do Mal reuniu mais de 300 jovens autores de Juazeiro, Petrolina, demais estados brasileiros e Portugal tornando-se um dos principais produtos literários do Vale sempre homenageando grandes nomes da literatura brasileira e internacional. im
Para John Williams, fundador da revista, é um momento de grande alegria poder produzir mais uma edição.
“Já são 20 anos de produção literária em publicação que abriu e abre portas para escritores de todo Brasil e em todos esse tempo foram mais de 300 autores e autoras estampadas nas páginas de As Flores do Mal. É uma satisfação imensa poder dar continuidade a esse trabalho que enaltece Juazeiro e fortalece a cadeia literária da região”, comemora John.
E como não comemorar algo que nasceu de jovens poetas embriagados de inteligência, percepções poéticas e carimbados com uma necessidade voraz de espalhar pelo Vale do São Francisco, Brasil e outros países essa paixão pela literatura. Com poucos recursos os amigos criaram uma editora independente intitulada de C.L.A.E. – Círculo Literário Analítico Experimental e seguiram trecho fazendo como podiam para lançar as edições em boa qualidade, que eram vendidas em feiras, festas temáticas, que chegavam pelo Correio na casa dos interessados e que estampam as fotos nas redes sociais e nos eventos literários, além de repassadas virtualmente.
O escritor e coordenador geral da Editora CLAE, João Gilberto Guimarães assegura que a produção desta edição da revista “é uma vitória para as políticas públicas de incentivo à cultura. Fizemos 14 edições sem qualquer apoio do poder público e ter esse projeto aprovado só reafirma nosso compromisso com a literatura da região. É importante que as pessoas que escrevem mandem seu material para apreciação e possível publicação na revista”, afirma João.
Em seu espírito literário-inquietante, João Gilberto já colocou que, “fazer literatura é um ato de resistência, pois produzir e distribuir literatura nunca foi fácil, principalmente em tempos de crise e de afirmação contínua da ignorância, mesmo diante desse quadro insólito que nosso país apresenta”.
Ele continua acreditando que a arte e a cultura têm o poder de emancipar e transformar a sociedade de forma positiva. E o convite está lançado a todos que vivem e respiram a poesia, a arte a cultura.
A Editora C.L.A.E. está com convite aberto aos autores para participar do XV edição da revista literária As Flores do Mal. Os textos devem ser enviados para: [email protected]