Agricultura FamiliarPolítica

Em jornada nacional de luta pela reforma agrária, MST ocupa sede do Incra em Petrolina

Pauta específica dos assentados e acampados no sertão de PE é a reestruturação da superintendência do Incra Submédio São Francisco que aguarda decreto do presidente Lula.

Cerca de 300 trabalhadores assentados e acampados da reforma agrária do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) estão desde 7h ocupando a sede do Incra em Petrolina, sertão do São Francisco pernambucano. A pauta principal e a agilização das terras para produção saudável de alimentos por meio da reforma agrária.

Segundo Maria Aparecida, representante nacional do movimento, a ação integra a mobilização do MST em todo o país. Ela frisa que as sedes do Incra estão ocupadas em todo o Brasil e uma comissão está em Brasília dialogando com a presidência do órgão e o ministro de Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira.

“Assim que tivermos uma posição de Brasília, a gente desocupa o Incra. A gente aqui tem também uma pauta específica que é a reestruturação da SR-29, criando de novo a superintendência do Submédio São Francisco”, destacou Aparecida

A dirigente do MST nacional registrou que a ocupação desta segunda, 16, nas sedes do Incra, foi uma decisão visando também visa a promoção de homenagens alusivas ao aniversário de morte de Che Guevara, um dos símbolos do MST e de vários movimentos sociais no país.

AVANÇOS

O diretor regional do Incra no Submédio São Francisco, Edilson Lima, registrou que alguns dos pontos que vêm sendo discutidos com o MST na região já avançaram como a ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA -, estudos para a implantação de agroindústrias nos assentamentos para a produção de polpa de fruta, vinho e suco e também o Incra juntamente com outras instituições como Codevasf, Banco do Nordeste, Sudene, tem buscado terras que são de devedores da União ou até privadas, mas que estão improdutivas.

Conforme o dirigente do Incra, o objetivo é identificar essas áreas para a Secretaria de Patrimônio da União  (SPU) iniciar as tratativas de negociação de aquisição das terras voltadas para a política de reforma agrária, compromisso do presidente Lula.

“Quanto à volta da superintendência, a questão não é só o decreto. Existem cargos a serem criados. Temos conversado com a presidência do Incra, o presidente Cesar Rodrigues e o ministro Paulo Teixeira, e o próprio presidente Lula,. Todos sabem da importância dessa volta da superintendência aqui na região, mas herdamos um governo sem recursos, praticamente, só no próximo ano que teremos um orçamento mais robusto. Mas estamos avançando”, acrescentou Edilson.

MAIS DE DUAS MIL FAMÍLIAS

Coordenador regional do MST no Sertão do São Francisco, Paulo Sérgio Costa revela que duas mil famílias aguardam na região a liberação de novas terras para que elas possam ser assentadas.

“O presidente Lula trouxe de volta a esperança dessas famílias voltarem para a produção de alimentos saudáveis e só com a reforma agrária isso é possível. Esse movimento nacional de hoje foi tirado para avançarmos para tirar respostas positivas dessa jornada” detalhou Paulo.

Segundo Edilson Lima, já existem seis áreas  sendo vistoriadas na região para fins da reforma agrária proposta pelo governo Lula.

Além de assentados e acampados da região do São Francisco, a ocupação do Incra de Petrolina tem agricultores do MST do sertão do Pajeú, Araripe e Itaparica.

Confira a fala de Paulo Sérgio abaixo e em nosso YouTube Tribuna Nordeste TV:

 

ATUALIZAÇÃO

As famílias já deixaram o Incra, por volta das 15h30. Logo mais traremos novas informações sobre os encaminhamentos para a desocupação do órgão em Petrolina e no restante do pais.

“As negociações continuarão durante todo o dia e esta semana”, acrescentou o assessor Reginaldo Martins, do MST Sertão do São Francisco.

 

 

Cinara Marques, reportagem/edição, direto da redação do Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: