Política

Encontro político entre o Cidadania de Petrolina e Lucinha Mota, reforça compromisso com o futuro do município

Presidente do Cidadania, partido que ocupa a vaga de vice-governadora, Nildo Gomes levou grupo para 'amarrar" com a vereadora, pautas comuns da federação PSDB/Cidadania na terceira cidade de PE.

A união de forças pelo compromisso com o futuro do Petrolina, sertão de PE, motivou um encontro político entre integrantes do partido Cidadania em Petrolina e a vereadora Lucinha  Mota, PSDB. O encontro ocorreu na quarta-feira, 8, num hotel da cidade, para discutir estratégias e colaborações políticas entre os dois partidos que formam a federação que elegeu a governadora Raquel Lyra em 2022: o PSDB e Cidadania que é o partido da vice-governadora, Priscila Krause.

Em pauta, foram debatidos diversos temas de interesse da cidade e do Cidadania, segundo revelou o presidente do Cidadania Petrolina, Nildo Gomes.

“Lucinha é muito inteligente, obstinada, capaz, com conteúdo e com mandato, e se for uma cabeça arejada como demonstra, e principalmente pela prática diferenciada de fazer política, acho que será uma boa parceria política em nível municipal para nós do Cidadania Petrolina”, confidenciou Nildo.

O dirigente partidário ressaltou que “a aproximação do nosso partido com uma pessoa que tem coragem e sabe o que quer no campo da política, tem tudo pra dar certo. Um gesto importante no meio de uma oligarquia braba e o grito de independência e de resistência as ações da prefeitura e dessa gestão que vive de propaganda”, acrescentou Nildo Gomes.

Com relação à ‘CPI dos fantasmas’, barrada na Câmara de Petrolina para apreciação, inclusive com 2 votos de integrantes da oposição (Pastor Alex, Repúblicanos; e Elismar Gonçalves, Podemos), Nildo coloca que diante da situação ser grave, seria bom uma investigação no parlamento municipal.

“Conseguir 6 de 23 assinaturas é difícil. Seria mais para dar uma satisfação pública. Quanto mais se divulgar isso, vai se gerar mais expectativa em torno da sociedade com relação ao assunto. O que não pode ficar é o vácuo, um vazio, aí. Isso tinha que ser atacado nas emissoras, nas entrevistas, nas redes sociais e falar tudo o mais dentro de uma pressão popular”, opinou o presidente do Cidadania em Petrolina.

FORÇA PRA RAQUEL

A vereadora Lucinha Mota com o presidente do Cidadania Petrolina, Nildo Gomes, desempenharam papeis fundamentais nas últimas eleições, e reconheceram as participações de algumas lideranças por suas contribuições para a vitória da governadora.

Por isso, durante o encontro, foram destacados os principais problemas enfrentados em Petrolina, ressaltando a importância de trabalhar em conjunto para identificar e discutir soluções. Compromissos foram firmados para trazer sugestões nas áreas de atuação e projetos que a vereadora Lucinha Mota deverá defender em seu mandato.

FEDERAÇÃO

Parte da discussão focou nas contribuições do Cidadania nas eleições, enfatizando a necessidade de união de forças políticas e parcerias entre os partidos e a formação do colegiado, conforme a exigência do estatuto da Federação homologada pelo STF.

Reforçando as informações da cartilha do Cidadania 23, Nildo Gomes destacou que a Federação partidária é um instituto criado com o objetivo de reduzir o número de partidos políticos no Brasil.

“Em poucas palavras, partidos federados atuam como um só partido em todas as eleições, de vereador, deputado e senador a prefeito, governador e presidente. Muito diferente das coligações partidárias que são acordos específicos entre partidos para eleições majoritárias de determinada localidade. A Federação é nacional, com registros de candidaturas únicos e deve ter duração mínima de quatro anos”., explicou Gomes.

E continuou : “Cidadania e PSDB decidiram por federar-se, para enfrentar conjuntamente as eleições de 2022. Devem permanecer federados, portanto, nas eleições municipais de 2024. Apenas em 2026 a decisão de manter a Federação, permanecerá isolado ou poderá optar por outra Federação, com novos parceiros. Ou seja, o Cidadania não poderá apresentar candidatos a  Prefeito e a Vereador nas eleições de 2024 de forma isolada”.

Nildo Gomes disse que devem ser registradas, em todos os municípios, chapas conjuntas, com candidatos do Cidadania e do PSDB. Petrolina não será diferente.

“Na ausência de um dos partidos que integram a Federação no município, as decisões serão tomadas pelo único partido legalmente constituído, respeitadas as normas gerais da Federação aqui expostas. Há um Estatuto da Federação, que reúne as regras que ordenam a relação entre os partidos federados e os procedimentos que devem ser observados nas instâncias municipais, particularmente na ocasião de divergências entre os partidos parceiros.”

APOIO AO NOME DE LUCINHA MOTA

O alinhamento para as próximas eleições municipais também foi discutido com o Cidadania demonstrando antecipadamente apoio a uma possível candidatura de Lucinha Mota para prefeita de Petrolina, conta Nildo, “independente de pesquisas e outras avaliações que serão encomendadas.”

“Estratégias e ações para fortalecer o nome de Lucinha Mota como candidata da Federação PSDB / Cidadania, também entraram na pauta e serão incluídas na próxima reunião”, comentou o dirigente do Cidadania.

Nildo diz que os membros do Cidadania Petrolina: Randel Protásio, Vanessa Rezende, Jojó Barros (que recentemente ingressou no partido) e Eli Santos (radialista), juntamente com a vereadora Lucinha Mota e seu assessor Cleber, se mostraram determinados a trabalhar em prol do desenvolvimento da cidade e da região.

Outros integrantes do partido justificaram as ausências a exemplo de Igor Santos, técnico em Edificações e secretário geral do Cidadania Petrolina. Já a comunicadora e radialista, e também técnica em segurança, Cimar Athaíde, não pode comparecer por problemas de saúde; e Tonny Souza estava em viagem a trabalho.

O advogado e mototaxista Jojó Barros,  inspirado pelo tema autismo levantado pela colega de partido, Vanessa Rezende, vai encaminhar uma sugestão de projeto para Lucinha Mota defender na Câmara. Ele reforçou: que na área de assistência social, seria benéfico que o município de Petrolina destinasse recursos para criar um auxílio voltado às mães de crianças com autismo ou alguma incapacidade permanente. E deu sua opinião sobre a crise da Compesa em Petrolina

“A sugestão como medida mais urgente é a construção de adutoras, com as participações dos governos estadual e federal (por meio da Codevasf) e o município de Petrolina , o que poderia melhorar significativamente a qualidade de vida, especialmente para os habitantes, inclusive do sertão que enfrentam desafios no cultivo devido à escassez de água.”, acrescento Jojó.

Os membros do partido Eli Santos , Randel Protásio e Francisco Assis “Adalmir” agradeceram à Lucinha Mota pela iniciativa da vereadora convidar o Cidadania Petrolina para a reunião e de se colocar a disposição para trabalhar no sentido de atender todos os pleitos do partido. Nas considerações finais, destacou-se o compromisso de um planejamento de ações futuras, e de manter um ambiente de diálogo aberto e construtivo.

“Todos os presentes expressaram seu otimismo em relação ao futuro político de Petrolina e a colaboração entre os partidos”, concluiu Nildo Gomes.

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: