EducaçãoNotícias

Ensino Remoto: Prefeitura de Petrolina garante suporte pedagógico aos estudantes, mas estudantes e pais reclamam que sistema não tem funcionado

Conforme a secretaria, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o atendimento é realizado por telefone ou WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30, mas na prática, os alunos não têm recebido esses os devidos retornos pedagógicos.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Com atividades pedagógicas acontecendo à distância para os estudantes que estão 100% no ensino remoto, como também no híbrido, é necessário um acompanhamento diferenciado para que eles garantam um melhor rendimento no seu aprendizado. Diante disso, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, criou o plantão pedagógico, para que os alunos possam esclarecer suas dúvidas relacionadas às atividades impressas e sobre as aulas gravadas no canal do Youtube, Petrolina Educa+.

O estudante pode contatar o professor do plantão através dos contatos divulgados pela escola, sempre que tiver dúvidas, respeitando os horários disponibilizados. Para os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o atendimento é realizado por telefone ou WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h30. Já para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a assistência acontece das 18h40 às 22h.

O projeto funciona como um reforço para as atividades curriculares fundamentais não presenciais. “O plantão pedagógico vem para auxiliar alunos e pais nos estudos em casa. Queremos estar próximos dos estudantes, mesmo em tempos de distanciamento físico. Estamos ofertando esse suporte para manter o conteúdo escolar em dia, de modo que não tenha prejuízo”, destacou a secretária Executiva de Ensino, Isva Modesto.

A professora de Língua Portuguesa do 6º ano, Renata Karine, é uma das educadoras que dá suporte aos alunos por meio do plantão. Ela destaca que a experiência tem sido desafiadora e bastante proveitosa.

“Diante da pandemia todos tivemos que nos reinventar e com isso, aprender juntos a lidar com um novo normal. O plantão chegou para estabelecer um contato direto e transparente com a comunidade escolar da rede pública no que se refere às informações pedagógicas e com ajuda da escola, família e nossos alunos, estamos alinhando pensamentos e construindo pontes entre todos”, finalizou Karine.

FALHAS E RECLAMAÇÕES

Na Escola Integral Monsenhor Bernardino, o retorno do professor tem apresentado dificuldades pra os de ensino remoto e n semana que os alunos se revezem no ensino híbrido pais cobram atenção Foto: Jonas Santos/Ascom-PMP

No entanto, não é bem assim que vem ocorrendo o funcionamento do Plantão Pedagógico na prática. A aluna do 7º ano da Escola Municipal Eliete Pereira, Anna Júlia Alves, disse que esse sistema tem muitas falhas e que “esta invenção não funciona”.

“Hoje mesmo (segunda, 13), não consegui falar com ninguém, não houve atendimento. Vem sendo sempre assim. Não é a primeira vez”, lamentou a aluna que tem tido muitas dificuldades, desde que optou por permanecer no ensino remoto.

Mãe de aluno do ensino fundamental 1, Carla Veras também reclama do modelo implantado de assistência aos alunos em ensino remoto, depois que as atividades educacionais foram retomadas de forma presencial na rede escolar de Petrolina.

“Meu filho tem comorbidade e optei por manter ele na educação remota, mas antes o relacionamento com o professor era mais fácil, existia, bem ou mal. Agora, estamos com dificuldades, não sabem a que nos reportar, pois esse plantão que inventaram só faz é raiva e a criança tem ficado prejudicada. Faço apelo aos que fazem a secretaria municipal de Educação que voltem com os professores atendendo os alunos, pois o ensino remoto foi o direito que nos deram e tem que funcionar como se a criança estivesse na sala de aula, porque se não o prejuízo no aprendizado do meu filho e de todos os outros estudantes, vai ficar ainda mais prejudicado”, desabafou a mãe.

Nas escolas de ensino integral a reclamação também existe. Alguns pais entraram em contato com a redação e reclamaram da mudança na atenção aos alunos que estão no ensino remoto e os que voltaram, mas ficam uma semana em casa. “Passam atividades e não conseguimos tirar as dúvidas. Nossos filhos estão sempre reclamando”, disse outra mãe que pediu anonimato.

 

 

 

Portal Tribuna NE

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: