Notícias do ParlamentoPolítica

Escola do Legislativo da Alepe promove formação sobre Gestão Pública para fortalecer câmaras municipais

Petrolina foi a segunda cidade do projeto. A etapa regional teve início nesta quarta, 16, na Fundação Nilo Coelho. Fato negativo foi a mínima participação de servidores e vereadores de Petrolina. De 23, só o vereador Marquinhos do N4 esteve na formação durante todo este primeiro dia.

POR NOTÍCIAS DO PARLAMENTO – A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Elepe) que tem como superintendente o ex-deputado Jose Humberto Cavalcanti, promove nesta quarta, 16, e quinta, 17, uma capacitação com os integrantes do poder legislativo de cidades do sertão do São Francisco.

O curso acontece no auditório da Fundação Nilo Coelho sobre Gestão Pública e suas atualizações como foco na sustentabilidade no dia a dia do trabalho nos legislativos municipais. Nesta quinta, a capacitação ocorre somente no período da tarde, devido o auditório passar a abrigar a partir deste 17 de agosto as reuniões plenárias do legislativo petrolinense até o final da reforma do prédio sede da Casa Plínio Amorim.

A formação integra projeto da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) em parceria com o Senado Federal e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) e dará certificado ao final da aulas e palestras educativas. A primeira cidade que recebeu o minicurso foi Garanhuns, região Agreste de PE.

“Nossa missão na Escola do Legislativo é levar capacitação para as gestões públicas no campo do legislativo, prefeituras, instituições que tem responsabilidade com o dinheiro público. O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, determinou que fizéssemos uma programação que contemplasse os 184 municípios. Já a senadora Teresa Leitão que foi deputada em vários mandatos na Alepe, fez a ponte para a parceria com o Senado Federal”, detalhou o superintendente.

José Humberto, superintendente da Elepe e o vereador Osvaldo Cavalcanti, de Afrânio

Zé Humberto reforçou o convite para quem perdeu esse primeiro dia, comparecer nesta quinta para aprender e conhecer ensinamentos importantes para o fortalecimento das câmara municipais.

“A maratona será encerrada em junho do próximo ano e a gente reforça para que quem não veio, venha amanhã à tarde. É importante a presença de todos. Quem veio enxergou a importância de participar de um evento como esse”, complementou o superintendente da Elepe.

ANFITRIÃO DESINTERESSADO

Cidade sede da formação, a Câmara de Petrolina, infelizmente, não deu bom exemplo no primeiro dia de curso. Entre os 23 vereadores, participar de fato somente o vereador Marquinhos do N4, da bancada da oposição. O presidente, vereador Aero Cruz, MDB, só abriu o evento e saiu logo. Os demais parlamentares, nem sombra e muitos menos alguns nem assessores enviaram para se atualizar.

O curso teve um baixo comparecimento de servidores da cidade anfitriã que numa pesquisa que fizemos no Google apontou mais de 350 funcionários entre efetivos, comissionados e contratados. Poucos servidores efetivos compareceram, bem como de cargos, citando alguns dos gabinetes da vereadora Samara da Visão, do vereador Osório Siqueira e do de Marquinhos do N4 que esteve também como já dito, no auditório.

“Aplicar os conceitos da sustentabilidade nas práticas do trabalho e a atualização dos vereadores e vereadoras com essas normativas, se faz importante quando o caminho tomado vem sendo esse”, disse a instrutora da formação, Danielle Abud, da coordenação de planejamento e relações interinstitucionais do Senado.

Diferente de Petrolina, vereadores de cidades próximas como Lagoa Grande, Afrânio, Orocó e Dormentes estiveram com alta representatividade na formação. Perguntamos aos coordenadores da Elepe o que houve com a falta da parte de Petrolina de forma mais efetiva, ninguém soube explicar, mas frisou que os poderes foram informados.

Hélio de Zefinha é vereador em Orocó e frisou a importância de estar presente como representante na Câmara de sua cidade, em formações como a da Elepe em Petrolina. “É importante a gente aprender em cursos e formações para prestar um melhor atendimento no mandato e no pode legislativo de nossa cidade”, disse Hélio a nossa reportagem.

Segundo a coordenação do evento, foi enviado convite com toda a programação com antecedência. Feio essa falta de interesse dos servidores e vereadores neste ciclo de formação da Alepe e do Senado Federal. Nunca é demais conhecer para exercer melhor o serviço público em o nosso poder legislativo.

É o Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais, uma ação que visa melhorar a prestação de serviços à população nas casas legislativas de todos os municípios pernambucanos.

TODO O ESTADO

Depois de iniciar os trabalhos na cidade de Garanhuns, o projeto veio para o Sertão do São Francisco, com a realização do minicurso na cidade de Petrolina. A mesma ação será aplicada em cidades-sede das demais Regiões de Desenvolvimento do Estado.

SERVIÇO

Programa de Fortalecimento das Câmaras Municipais
Etapa Sertão do São Francisco
Data: 16 e 17 de agosto
Horário: 9h às 12h e 14h às 18h (quarta) e 14h às 18h (quinta)
Local: Fundação Nilo Coelho. Rua Aristarco Lopes, 330, Centro. Petrolina, PE.
Instrutora: Danielle Abud (doutora em Gestão para Sustentabilidade e consultora do Senado)

.

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: