EleiçõesPetrolinaPolítica

“Esteve na mão de Fernando Bezerra Coelho  fazer a macrodrenagem da cidade”, do ex-prefeito de Petrolina, Julio Lóssio, que se filiou ao PSDB nesta sexta, 5

A declaração foi em resposta ao sofrimento de milhares de petrolinenses com as consequências das chuvas dos últimos dias na cidade e a nossa reportagem questionou Lóssio sobre o problema, já que ele foi prefeito também entre os anos de 2009 e 2016, tendo sua primeira eleição em 2008.  

Após algumas falas no ato de filiação do ex-prefeito Julio Lósssio ao PSDB de Petrolina no final da manhã desta sexta, 5, ele respondeu a questionamentos da imprensa. O PORTAL TRIBUNA NORDESTE e o Programa Dupla Conexão, Rádio Ponte FM, trouxeram para o ex-gestor a pergunta que todos questionam desde que os alagamentos passaram a fazer parte do cenário desta que é a terceira maior cidade em número populacional de Pernambuco.

E nós questionamento a Lóssio como ex-prefeito, por que a ‘capital da irrigação’ não teve uma importante e necessária obra de drenagem em todos esses anos? Diante das precipitações pluviométricas de 2024, a situação só piorou sem ação efetiva dos governos atuais do ex-prefeito Miguel Coelho e agora do agora prefeito Simão Durando, do União Brasil, que também não resolveu o problema.

Simão assumiu em 2022 após renúncia de Miguel ao cargo para o qual foi reeleito com mais de 70% dos votos, largando tudo isso para disputar o governo do estado, ficou em quinto lugar entre as candidaturas mais competitivas. Mas, foram gestões com excesso de pavimentação asfáltica sem um plano de macrodrenagem conjunto, o que levou Petrolina a se transformar na ‘cidade dos alagamentos por todos os lados’, principalmente em bairros mais periféricos.

Quando se pergunta aos membros do governo atual por que realizar tanto asfaltamento sem um mísero canal de drenagem, a resposta é certa: “Isso não vem do nosso governo. É um problema antigo”, alegam.

Lóssio rebateu a afirmação da gestão de Miguel/Simão e lembrou que o ex-senador, ex-ministro da Integração Nacional e também ex-prefeito por três vezes de Petrolina, Fernando Bezerra Coelho (pai de Miguel e ex-patrão de Simão), tinha em mãos o projeto de macrodrenagem de Petrolina, como ministro e presidente da Comissão Nacional de Defesa Civil, mas não colocou em prática “porque era no nosso governo”.

“Eles têm uma prática de só fazer isso quando eles estão no poder. Eu inclusive comemorei a indicação dele como ministro. E eu fui lá pedi a Fernando para fazer o projeto de macrodrenagem. Esteve na mão de Fernando Bezerra Coelho fazer a macrodrenagem da cidade. Eu realizei quatro quadras com emendas de Fernando Filho, fiz mais 6 , chamei ele e Osório para inaugurar, mas depois veio zero de emendas pra gente.  E outra coisa, no governo deles aprovaram obra de condomínios que impediram a drenagem. O condomínio Maria Maria está em cima de um canal de drenagem da cidade”, relatou o ex-prefeito.

Julio lembrou das dificuldades do seu primeiro ano de gestão e antecipou que se seu grupo voltar ao governo, fará diferente.

“Eu já disse a Guilherme que se esse grupo chegar ao governo, não vamos repetir isso não (abandonar os programas do governo anterior). Vamos cuidar da maternidade que eles fizeram, vamos cuidar do hospital que eles estão fazendo e vamos construir um Hospital de Trânsito para que as pessoas possam aguardar com mais conforto as cirurgias”, disse Julio, lembrando do ex-senador Dorani Sampaio que lhe ajudou no começo de seu primeiro governo e abriu as portas de Brasília para as ações que implementou.

“Se não fosse ele, que Deus o tenha, sempre ia ter uma pedra para barrar a gente no primeiro ano do nosso governo”, declarou o ex-prefeito.

FILIAÇÃO

A ficha de filiação de Julio Lóssio foi abonada pelo também ex-prefeito e presidente do PSDB de Petrolina, Guilherme Coelho, também presidente da Abrafrutas. Lóssio foi logo avisando.

“Não me separo jamais de Guilherme nem ele de mim. Juntos nós somos imbatíveis”, explanou o ex-gestor petrolinense.

Guilherme esteve com o ex-prefeito Miguel Coelho em sua primeira eleição quando era vice de Lóssio e por não concordar com a forma de escolha do novo tucano naquele momento, pôs fim a um rompimento da família Coelho de mais de 30 anos, mas esse retorno ao mesmo grupo político das duas alas da família, só durou um mandato de Miguel Coelho e alguns meses.

Guilherme rompeu novamente com Miguel, Fernando Bezerra Coelho e companhia, para apoiar em 2022 a companheira de PSDB ao governo de Pernambuco, a então prefeita de Caruaru, Raquel Lyra. Miguel e família não gostaram e pra completar, Raquel convocou Guilherme para compor a chapa majoritária como candidato ao Senado, enterrando novamente a unificação dos ‘Coelhos’ em Petrolina.

Lóssio que desembarcou vindo de São Paulo para Petrolina nesta quinta, 4, após o susto do anúncio do diagnóstico de um tumor e passar por cirurgia para a sua retirada, frisou que este período de distância do seu ex vice-prefeito, passou, e o ingresso no ninho tucano de Petrolina celebra a volta da antiga aliança. Antecipou que definção de chapa só em julho.

“Não posso negar nenhum pedido a Guilherme que é filho de Dr.Osvaldo, e que está cada vez mais parecido com ele. Por isso e com o aval do ministro André de Paula, líder do PSD, partido onde militamos e que tem Julinho á frente, após uma conversa ainda esta semana com a governadora, decidi pela minha filiação ao PSDB. Estou no jogo para qualquer posição. O técnico é Guilherme”, relatou Julio Lóssio.

Ainda falaram no ato os vereadores Elismar Gonçalves, Samara da Visão, Lucinha Mota e Ronaldo Silva; o líder comunitário e conselheiro tutelar, Evaldo Francisco, e Guilherme detalhou como se dará o processo para a escolha da chapa do PSDB na disputa a prefeito de Petrolina.

“Encontramos dias atrás com Julio Lóssio em São Paulo e nessa conversa , eu como presidente do PSDB municipal junto com o presidente estadual, Fred Loyo, frisei que estava na hora de Julio participar do nosso partido. Julio tem uma história em Pernambuco e como ex-prefeito precisa se colocar na eleição. E seu nome foi referendado pela governadora Raquel Lyra, após Julio conversar com Raquel no Palácio do Campo das Princesas”, detalhou Guilherme, lembrando que Julio deixou em Petrolina a marca dele.

“Cito duas, o Nova Semente, investimento na educação da criança e você fez isso com muita propriedade. E o cuidado com a família pelo programa de 15 mil moradias. Hoje pela manhã a governadora me ligou dizendo de sua satisfação em receber Julio no PSDB”,  assinalou Guilherme.

Ainda estiveram no ato o vereador Gaturiano Cigano, PV; e o ex candidato a prefeito em Petrolina em 2016, ex-vereador Ednaldo Lima, da Rede Sustentabilidade.

Sobre outro ex-prefeito que deve entrar no jogo da disputa de 2024 para a Prefeitura de Petrolina, o ex-deputado Odacy Amorim, do PT, Julio frisou que é mais uma força para levar a unidade da oposição para o segundo turno e todos se juntarem na segunda etapa das eleições majoritárias.

“O primeiro turno se vota com o coração, o segundo com a razão. Estamos conversando. Estivemos com Lucas (Lucas Ramos, deputado federal), com Odacy. Temos Dr Marcos pelo Agir. A construção vem sendo feita”, revelou Lóssio.

CAMINHADA DO RELÓGIO

“Agora vou pagar a minha promessa que é vir de Juazeiro do Norte/CE, a terra do Padre Cícero que doou o relógio da Catedral à Petrolina. Agora vou fazer a caminhada do relógio, vindo de Juazeiro a pé até Petrolina pra pagar essa promessa. A minha eu pago. Vocês que fizeram que paguem a de vocês”, brincou Lóssio, frisando que o roteiro da caminhada será feito pela vereadora Lucinha Mota, PSDB.

“Ela já tem experiência. Foi até Recife caminhando, pra fazer essa do relógio, é fácil demais”, acrescentou Julio.

Veja logo mais o video do ato de filiação do ex-prefeito Julio Lóssio no canal Tribuna Nordeste TV no YouTube. Aproveite e se inscreve lá, curte, comenta e apoia pela nosso financiiamento online no apoia.se/tribunanordeste a partir de 10,00 . Ou via PIX chave 191849000107 CNPJ com qualquer valor. Fortaleça nosso jornalismo democrático e ético. Apoia o Portal e Canal Tribuna Nordeste.

 

 

 

 

 

Cinara Marques, redação Tribuna Nordeste

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: