PolíticaSaúde

Fevereiro roxo e laranja faz alerta sobre doenças crônicas e leucemia

Especialista explica importância da campanha e da doação da medula óssea

O segundo mês do ano é marcado pela campanha Fevereiro Roxo e Laranja, que busca conscientizar a população sobre a prevenção das principais doenças crônicas que afetam várias pessoas. A ação também promove a importância do diagnóstico precoce e como combater essas enfermidades.

A cor laranja tem o intuito de dar relevância e impacto à leucemia. Já o roxo representa lúpus, fibromialgia e Mal de Alzheimer. A coordenadora do curso de Enfermagem do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Boa Viagem, Adrian Araújo, explica a importância da campanha e da busca por mais doadores.

“Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), espera-se 11 mil casos de leucemia entre 2023 e 2025, no Brasil. Esta é uma enfermidade maligna dos glóbulos brancos e tem como característica principal a aglomeração de células doentes na medula óssea. Por isso, a campanha também tem papel fundamental no incentivo da doação deste tecido para o tratamento”, afirma a coordenadora.

Atualmente, existem mais de 12 tipos de leucemia. Os mais comuns são a Linfocítica Crônica (LLC) e a Mieloide Crônica (LMC). A cura depende da doação de medula óssea, sendo preciso ampliar o número de doadores para aumentar a chance de um paciente encontrar uma medula compatível.

Já o Fevereiro Roxo chama atenção para as formas de controlar e reduzir os sintomas das doenças crônicas, além de apresentar os procedimentos fisioterápicos e psicológicos que podem ajudar a pessoa a conviver da melhor forma com as enfermidades.

“A fibromialgia atinge, em sua maioria, as mulheres. Além disso, é uma dor muscular generalizada que pode durar mais de três meses. O lúpus é uma doença autoimune crônica e faz com que o corpo produza mais anticorpos. Já o Alzheimer trata-se de um transtorno neurodegenerativo progressivo que vai agravando ao longo do tempo. Assim, é necessário estar atento a estas doenças e ter conhecimento do importante papel da doação”, finaliza Adrian.

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: