Nordeste

‘Fraternidade e Vida, dom e compromisso’, esse e o tema da Campanha da Fraternidade 2020

Campanha lançada nesta quarta-feira de cinzas pela igreja católica, início da Quaresma, apresenta Santa Dulce dos Pobres e o Papa Francisco como símbolos de caridade.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta manhã, 26, em Brasília-DF, a Campanha da Fraternidade 2020 com o tema ‘Fraternidade e Vida, dom e compromisso’. O cartaz oficial da campanha, vem com a imagem da Santa Dulce do Pobres, canonizada em outubro do ano passado como a primeira santa nascida no Brasil.

A Santa Dulce juntamente com o Papa Francisco, integram a campanha que os coloca como símbolos, exemplos e inspiração da pratica da caridade.

Na Arquidiocese do Recife e Olinda, a Campanha da Fraternidade foi lançada no Hospital da Restauração, considerada a maior emergência do Nordeste. Foi celebrada a missa da quarta-feira de cinzas e uma grande unção dos enfermos com a presença de vários religiosos da arquidiocese e do arcebispo Dom Fernando Saburinho.

Em Petrolina, maior cidade do sertão pernambucano, a campanha será lançada ao logo do dia com celebrações nas igrejas Matriz, Catedral e nas paróquias da cidade. Às 17h, o bispo Dom Francisco Canindé Palhano, preside a celebração de lançamento da campanha na Igreja Catedral.

CUIDAR

Segundo o texto-base da campanha, o objetivo é “conscientizar, à luz da palavra de Deus, para o sentido da vida como dom e compromisso”. Já com o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” – extraído de um versículo bíblico – a campanha quer incentivar as “relações de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta”.

Além do objetivo geral, a Campanha da Fraternidade de 2020 apresenta alguns objetivos específicos. Confira:

  • Apresentar o sentido de vida proposto por Jesus nos Evangelhos;
  • Propor a compaixão, a ternura e o cuidado como exigências fundamentais da vida para relações sociais mais humanas;
  • Fortalecer a cultura do encontro, da fraternidade e a revolução do cuidado como caminhos de superação da indiferença e da violência;
  • Promover e defender a vida, desde a fecundação até o seu fim natural, rumo à plenitude;
  • Despertar as famílias para a beleza do amor que gera continuamente vida nova;
  • Preparar os cristãos e as comunidades para anunciar, com o testemunho e as ações de mútuo cuidado, a vida plena do Reino de Deus;
  • Criar espaços nas comunidades para que, pelo batismo, pela crisma e pela eucaristia, todos percebam, na fraternidade, a vida como Dom e Compromisso;
  • Despertar os jovens para o dom e a beleza da vida, motivando-lhes o engajamento em ações de cuidado mútuo, especialmente de outros jovens em situação de sofrimento e desesperança;
  • Valorizar, divulgar e fortalecer as inúmeras iniciativas já existentes em favor da vida;
  • Cuidar do planeta, nossa Casa Comum, comprometendo-se com a ecologia integral.

 

 

 

Por Cinara Marques

Portal Tribunna – da redação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios
%d blogueiros gostam disto: