Cultura e TurismoPernambucoPolítica

Galo gigante, ladeiras de Olinda com blocos tradicionais e carnaval democrático e muita folia no interior de PE

#TribunaNordestenaRotadaFoliadePE

Maior bloco de Carnaval do mundo, o Galo da Madrugada deste ano de 2024 fez uma homenagem ao cantor e compositor recifense Reginaldo Rossi, conhecido popularmente como o “Rei do Brega”. Ele morreu no dia 20 de dezembro de 2013, mas, neste sábado (10), está vivo e prestes a entrar para a história de Pernambuco como “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”.

Três alegorias alusivas à carreira musical do Rei desfilam no bloco. São elas: ‘Clarins’, ‘Abre-alas’, ‘Recife, Minha Cidade’, ‘A Raposa e as Uvas’, ‘O Bonde do Brega’ e ‘Garçom, aqui nessa Mesa de Bar’.O secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Daniel Coelho, destacou a valorização da cultura local.

“São mais de mil artistas pernambucanos contratados. Orientação da governadora Raquel Lyra é da valorização da cultura e da tradição pernambucana”, disse Daniel à reportagem da Folhape que registramos aqui.

“É bom a gente lembrar que desses mais de mil artistas, metada são da cultura popular. São aqueles que passam o ano inteiro produzindo cultura, trazendo maracatu, coco, caboclinho, fazendo o cavalo marinho e tudo aquilo que faz parte da nossa tradição”, destacou.

Ainda segundo secretário, “aqui só toca música pernambucana, porque aqui é único. Não é festa pela festa. Tem cultura, tradição e história”, conclui, afirmando que “a gente se arrepia com o que é nosso”.

foto diario de pernambuco divulgação

OLINDA

O tradicional bloco “Eu Acho é Pouco” tem seu primeiro dia de desfile oficial no carnaval em Olinda neste sábado (10). Seguindo o famoso dragão, uma multidão vestiu-se de vermelho e amarelo nas ladeiras do centro histórico da cidade.

Na concentração, Guila Calheiros, um dos organizadores do bloco, falou sobre a escolha do tema deste ano, “Carnaval é floresta”.

“O carnaval se confunde com a multidão, essas trocas, com a visão de sustentabilidade. Como a gente ver a sinergia presente na floresta, que como o carnaval precisa ser preservado e construído, precisamos ter uma visão do coletivo, cada um fazendo seu papel”, disse.

foto divulgação

Também na ‘cidade patrimônio’ sábado de Zé Pereira é dia do ‘Homem da Meia Noite’. Tradição mantida na saída do calunga mais famoso do planeta.

INTERIOR AGENDA

foto blog petrolina em destaque divulgação

Petrolina, Belém do São Franisco, Salgueiro, Triunfo, Bezerros e Nazaré da Mata, todas essas cidades entram na ‘rota da folia de PE’ como batizamos a cobertura do PORTAL TRIBUNA NORDESTE deste ano.

PETROLINA

Em Petrolina, terceira cidade do estado em população, o tema do ‘reinado de Momo este ano é ‘O Carnaval em cada esquina do seu coração’, Na grade de atrações, tem os polos e blocos, estrutura e os homenageados da festa. Deste sábado, 10, até ‘terça-feira gorda’, 13 de fevereiro. não vai faltar motivo para o folião e foliãn sertanejo e os visitantes , se esbaldarem em Petrolina.

Com mais de 60 atrações – entre artistas, escolas de samba, orquestras e blocos -, a festa será dividida em três polos que já são tradicionais no município: Orla, 21 de Setembro e Matingueiros.

Vamos conferir algumas das atrações do interior e fazer um resumo aqui e em nossos canais digitais. Acesse e siga @tribunanordeste e se inscreva na Tribuna Nordeste TV no youtube. Boa folia!

 

 

 

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: