PolíticaSaúde

HDM comemora 92 anos

“Uma casa de cura”: diz bispo de Petrolina na comemoração da data celebrada neste 13 de setembro.

Uma missa celebrada pelo Bispo diocesano Dom Francisco Canindé marcou, nesta quarta-feira (13), a comemoração dos 92 anos de fundação do Hospital Dom Malan em Petrolina, Sertão de Pernambuco. “Essa é uma casa de cura, onde as pessoas vêm para minorar seus sofrimentos e para saírem com sua saúde refeita,” ressaltou Dom Francisco.

O evento reuniu pacientes, acompanhantes e funcionários e a direção do HDM que há oito meses está sob a gestão do Instituto das Irmãs Medianeiras da Paz (ISMEP).

“Administrar o Dom Malan é uma grande responsabilidade e a nossa perspectiva é trabalhar sempre para a melhoria desse hospital tanto de forma estrutural quanto humanizacional. Cuidar das pessoas do Sertão é um lema que a gente carrega. Estamos aqui por acreditar na sensibilidade do ser humano e que nós somos sim, capazes de cuidar das pessoas porque temos uma equipe excelente. A governadora Raquel Lyra é sensível e preocupada com a interiorização dos serviços de saúde e de fazer com que as pessoas sejam cuidadas. O sentimento da governadora é compartilhado conosco porque nós acreditamos que cada sertanejo pode ter perto da sua família sua saúde cuidada por profissionais com competência, ética e humanização,” destacou a superintendente do Ismep, irmã Fátima Alencar.

Um dos momentos emocionantes da comemoração aconteceu quando Érica, de 7 anos, paciente da oncologia pediátrica, foi convidada pela superintendente do Ismep para cortar o bolo de aniversário, como forma de homenagear todos os pacientes.

Homenagens

Funcionários mais antigos do HDM receberam um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados na unidade. A técnica em enfermagem Naíz Alves tem 44 anos de serviços. “Só quero sair quando o hospital fizer 100 anos. Estar aqui é minha alegria. Eu me sinto amada, valorizada e amo cuidar das pessoas, ” relatou Naíz.

Josefa Bezerra é técnica de enfermagem e há 41 anos trabalha no HDM. Entrou na unidade como atendente. “Sou muito feliz, ajudei a salvar muitas vidas aqui e me sinto parte dessa história, ” contou.

Outros profissionais receberam a homenagem, a exemplo  das médicas pediatras Flávia Guimarães, coordenadora do Banco de Leite Humano, e Angélica Guimarães, Diretora de Ensino e Pesquisa do HDM ISMEP.

História

O Hospital Dom Malan foi inaugurado em 1931 e nasceu como Hospital Nossa Senhora da Piedade. Para que a obra fosse concluída, o Bispo de Petrolina, Dom Idílio José Soares, vendeu sua cruz de bispo, uma jóia feita em ouro e diamante e doou o dinheiro da venda para a construção do hospital. O fato foi relembrado nesta quarta (13), pelo Bispo Dom Francisco Canindé.

Referência no atendimento de mulheres e crianças na região do Vale do São Francisco, a unidade tem clínicas de internamento (Alto-risco, Maternidade, Ginecológica, Berçário, Alojamento canguru e Pediatria), além do Pronto Socorro Infantil- PSI, Triagem Obstétrica, UTI Pediátrica e UTI Materna. O Hospital atende pacientes de 53 municípios na Rede PEBA (dos hospitais de Pernambuco e Bahia) e realiza em média 550 partos por mês.

 

 

com assessoria de comunicação

Tags

Cinara Marques

Página do Portal Tribuna Nordeste que visa mostrar notícias diárias da região com foco nos estados de PE, BA e PB, Vale do São Francisco, Petrolina/PE, Juazeiro/BA e o que for importante como informação para o Brasil e o mundo. Acesse tribunanordeste.com.br e fique sempre bem informado. Mande sua sugestão no 81 9 9251-9937 ou [email protected] .

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LUMOS
%d blogueiros gostam disto: