Vivenciando o período da quaresma, fiéis católicos realizaram nesta sexta-feira (23) no Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, a via sacra. Também conhecida como Via Crucis,é celebrada pela Igreja para retratar os últimos passos de Jesus desde a sua condenação até a morte de cruz e sepultamento.
É um momento de reflexão sobre a Paixão e Morte de Jesus Cristo. Na maior unidade de saúde do Sertão, uma mãe usando vestes semelhantes às de Jesus, carregou uma cruz pelos corredores e alas do HDM Ismep, em preces e liturgia, como forma de lembrar o sacrifício pela humanidade. A Via-Sacra consiste em percorrer simbolicamente o caminho que Jesus percorreu carregando a cruz até o local da crucificação.
São as estações que se resumem em alguns momentos da via crucis de Jesus, como, por exemplo, na primeira estação, medita-se a condenação de Jesus à morte, e assim é feito o percurso até a décima quarta estação em que Jesus é colocado no sepulcro.
Para a coordenadora de contratos do HDM Ismep, Maria Eugência Sá, católica, a via sacra traz ainda lembranças da infância.
“Minha avó materna era muito católica e eu cresci vivenciando esses momentos de fé. Quando a via sacra passou pelo meu setor eu acompanhei porque traz paz ao meu coração”, ressaltou.
“Nós realizamos a via sacra aqui no HDM Ismep dentro da Campanha da Fraternidade 2024 que tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: ‘Vós sois todos irmãos e irmãs’. Estamos na quaresma que é um tempo de revisão e de conversão. Por isso, aqui no hospital chamamos funcionários, mães, acompanhantes, membros da Legião de Maria. Rezamos e fizemos as paradas e as citações. É muito importante para nós como cristãos católicos refletirmos sobre toda a trajetória de Jesus e estarmos em comunhão com os irmãos que carregam também sua cruz, sobretudo no contexto do Hospital Dom Malan, com solidariedade e compaixão principalmente os que estão mais vulneráveis, ” destacou a Irmã Lucia Barbosa de Oliveira, Medianeira da Paz.
Quaresma
A Quaresma é um período de quarenta dias, subsequentes à quarta-feira de cinzas, em que os católicos e algumas outras comunidades cristãs se dedicam à penitência, jejum e preparação que antecede a Páscoa. Tradicionalmente, a Quaresma possuía 40 dias, mas desde o papa Paulo VI tem duração de 44 dias.